Pular para o conteúdo principal

Mestre Zé Pio e a magia do Bumba Meu Boi

Fotos: José Wagner, Tiago Stille e Davi Pinheiro / Governo do Ceará

Texto: Thiago Sampaio, Ascom Governo do Ceará

José Francisco Rocha, conhecido como Mestre Zé Pio, aos 70 anos, é Mestre da Cultura do Estado há 11. Ele dedica seus dias ensinando a arte do Bumba Meu Boi e o folclore para crianças dos bairros Pirambu e Barra do Ceará, na capital cearense, mantendo viva a tradição dos brincantes.


Já é rotina o Mestre bater nas portas da vizinhança convencendo os jovens a ensaiar a dança que gira em torno da lenda sobre a morte e ressurreição de um boi. Em mãos, sempre um termo de responsabilidade devidamente entregue aos pais. "Minha preocupação é tirá-los da área de risco. É evitar o mal caminho ensinando cultura. De manhã eles têm que ir para a escola e depois vão ensaiar", diz Zé Pio.

Diariamente, ele está na Colônia Ecológica do Sesc Iparana fazendo o que mais gosta. "Quando saio de casa, já saio cantando calado. Não tem coisa melhor do que a gente andar com Jesus do Nazaré. Todos os dias eu e meu filho Kiliano estamos lá. Segunda tem ensaio do Bumba Meu Boi, terça tem ensaio do Reisado, quarta tem ensaio de teatro". E quem quiser atrapalhar a sua "terapia diária" vai ter muito trabalho.


"Precisa de muito ensaio para a criança não errar a dança, o canto. Eu amo o Bumba Meu Boi, por isso eu digo: não 'bula' com meu Bumba Meu Boi! Fui atéa Secretaria da Cultura, encontrei o secretário Fabiano Piúba, ele me entregou de prontidão um ofício permitindo que eu ensaiasse. Quando estou ensaiando, já deixo o documento ali prontinho".

Segundo ele, não tem recompensa maior que ver a nova geração aprendendo através da arte. "Quando eu vejo uma criança dançando o boi, o coco, o maneiro-pau, o fandango, com o sorriso no rosto, eu me encho de orgulho. Eu faço por amor, faço de coração. A gente faz com maior gosto, coloca uma tábua num canto, aperta um parafuso, ajeita a cabeça, aperta o chifre. Um boi, uma ema, um jaraguá, um bode, tudo trabalhado com a nossa própria mão, a gente tem como um ser vivo. Isso é a arte da cultura!".

A lenda
A história mais comum do Bumba Meu Boi fala da escrava Catirina, grávida, que pede ao marido Mateus, para comer língua de boi. Com muita música e dança, personagens humanos e animais fantásticos estrelam a saga da ressurreição do boi.

"O Bumba Meu Boi se brinca primeiro com cordão vermelho, segundo com o cordão azul. Tem ema, bode, rainha, reis, baliza, índios, princesas, vassalos, pastor, vaqueirinhos, príncipe, capitão e o doutor, que é o palhaço, que sai fazendo palhaçada por todo canto. Uma brincadeira de Bumba Meu Boi que não faz o povo sorrir não é Bumba Meu Boi", explica.

E para produzir isso tudo tem um custo alto. "É preciso muito investimento. Só uma pena de avestruz para as índias custa R$ 18. Só uma fantasia tem cerca de 285 penas. Eu saio pedindo a um, a outro, vou pra dentro da comunidade pedir apoio. O Governo do Ceará dá apoio, mas se não desse eu faria do mesmo jeito, pois não faço por dinheiro, faço por amor".

Trajetória
A paixão pelo Bumba Meu Boi surgiu há muito tempo, quando Zé Pio era criança. "Foi com meu tio Vicente, que brincava de palhaço no Boi Reis de Ouro. Eu tinha só três anos, não sabia dançar, mas sabia andar, e ficava pra lá e pra cá. Com quatro anos eu já sabia bulir os pés. Com cinco anos, ficava perto do finado Zé Bombeiro, que era quem fazia o boi e eu ficava lá olhando. Ele dizia para meu tio que eu era muito curioso, via como cortava com o serrote, prestava atenção em tudo. Aos 20 anos formei meu próprio grupo, o Boi Terra e Mar", lembra.

E não foi fácil manter a arte com as transformações do tempo. "Teve um tempo que desisti da brincadeira do Bumba Meu Boi, quando a TV chegou, em 1957. Os governantes colocaram a televisão na praça e os brincantes preferiam a novidade, ver os filmes do Rin Tin Tin, os filmes de cowboy. Eu chamava para brincar de boi, mas diziam que já era. Mas eu fui sempre acreditando, devagarzinho".


 Foi preciso um empurrão vindo da própria família para retomar as atividades com força máxima. "Em 1999 minha sobrinha me chamou para fazer um boi. Já tinha uns 10 anos que eu tinha deixado de brincar de boi. Nós batizamos de Boi Juventude. Fizemos alguns ensaios e começou a voltar a memória. Hoje sou o guardião da memória de muitos bois aqui do Pirambu, local de muita audiência do Bumba Meu Boi".

E foi o Boi Juventude que rendeu a ele o título de Mestre da Cultura do Estado. "Em 2005, fui reconhecido Tesouro Vivo da Cultura. Quem me deu esse título foi o Boi Juventude. O Boi Ceará ficou com inveja, mas ele me deu o título de Doutor. Minha vida mudou muito depois que me tornei mestre. Estou bastante satisfeito por estar trazendo a cultura popular para a vida das pessoas".

Mais Mestres da Cultura
No último dia 20 de junho, o governador Camilo Santana sancionou, no Crato, a Lei dos Tesouros da Cultura, que ampliou o número de Mestres da Cultura no Estado. Anteriormente eram 60, agora serão 80. A ampliação representa o cumprimento de uma das metas do Plano Estadual de Cultura, instituído em novembro de 2016 e que contempla diretrizes para a valorização da cultura popular tradicional.
 Isso é muito importante, pois é um reconhecimento aos Mestres da Cultura. Ele está resgatando o povo que sabe de cultura. É uma valorização grande", disse o Mestre Zé Pio.

Os mestres são reconhecidos como difusores de tradições, da história e da identidade, atuando no repasse de seus saberes e experiências às novas gerações. Selecionados pela Coordenadoria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult, após apresentação de propostas pela sociedade civil, os mestres da cultura passam a contar com reconhecimento institucional e recebem um subsídio no valor de um salário mínimo mensal, como auxílio para a manutenção de suas atividades e para a transmissão de seus saberes e fazeres.

O programa Mestres da Cultura se tornou um referencial do Ceará para o Brasil, recebendo, à época de sua criação, prêmio do Ministério da Cultura, pela qualidade e pelos efeitos da iniciativa.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não