Mostra de Cinema Nórdico no Dragão do Mar

As Embaixadas da Dinamarca, Finlândia, Suécia e Noruega apresentam a Mostra de Cinema Nórdico, que dará ao público de Fortaleza a oportunidade de ver alguns de seus melhores filmes feitos nos últimos anos nesses países. O objetivo é oferecer um festival que celebra a cooperação nórdica, mostrando o quanto essas culturas têm a oferecer uma à outra. Em parceria com o Cinema Dragão do Mar, um total de quatorze filmes – entre documentários, ficções, dramas e comédias – serão exibidos gratuitamente durante os dias 17 e 23 de agosto.


O premiado documentário norueguês “Corações valentes” abrirá o festival. Ele apresenta quatro adolescentes diferentes antes e depois do ataque terrorista na ilha de Utoya em 2011. A diretora Karri Anne Moe quis fazer um documentário sobre jovens envolvidos em política, mas que acabaram no meio do ataque. É um documentário sobre tristeza e tragédia, mas também sobre risadas e amizade.

Outro documentário que será apresentado é o finlandês “Helsinque para sempre”. Nesse, o diretor Peter Von apresenta a história da sua cidade através do cinema, documentário, arquitetura, arte e política.

O público também pode esperar um pouco de drama, como no filme dinamarquês “Marie Kroyer”, que, baseado em fatos reais, conta a história de Marie – artista, esposa, mãe – e seu casamento infeliz com o pintor P.S. Kroyer. A Suécia trará risadas com “O centenário que saiu pela janela e desapareceu”, baseado no livro de Jonas Jonasson, que vendeu mais de 6 milhões de cópias no mundo todo e foi traduzido para mais de 33 idiomas.

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura reforça, através do apoio à Mostra de Cinema Nórdico, seu comprometimento com a diversidade cultural representada pelas produções cinematográficas presentes nessa mostra.

Programação
De 17 a 23 de agosto de 2017, no Cinema do Dragão
Acesso gratuito.

17 de Agosto
13h00: Corações Valentes
15h10: A Hora do Lince
17h: Asa Pequena
19h: Histórias de Estocolmo

18 de Agosto
14h30: O Hotel
16h30: Eu Sou Sua
18h20: Parentes são eternos
20h: Mergulho Profundo

19 de Agosto
14h: Asa Pequena
16h: Marie Krøyer
18h: Uma Família
20h: O centenário que saiu pela janela e desapareceu

20 de Agosto
14h: Uma Família
16h: O centenário que saiu pela janela e desapareceu
18h10: O Guardião das Causas Perdidas
20h: Helsinque para sempre

22 de Agosto
14h: Não chore por mim
16h: Histórias de Estocolmo
18h: Eu Sou Sua
20h: Corações Valentes

23 de Agosto
14h: Marie Krøyer
16h: Parentes são eternos
18h: O Hotel
20h: O Guardião das Causas Perdidas


Comentários