Siga a Rota das Falésias

Fotos: Sebrae/Fábio Arruda
Praia de Canoa Quebrada, no Litoral Leste do Ceará
“Eu só queria /// Que você fosse um dia /// Ver as praias bonitas do meu Ceará /// Tenho certeza /// Que você gostaria /// Dos mares bravios /// Das praias de lá” (Fagner)


Da Praia do Porto das Dunas até a Praia da Ponta Grossa, são 215 Km de paisagem deslumbrante, mar de águas calmas e mornas, falésias de areias coloridas, coqueiros, lagoas, fontes e uma infraestrutura bastante acolhedora. Apresento a vocês, a Rota das Falésias, que integra as 35 praias do Litoral Leste do Ceará. A região abriga 528.274 habitantes e representa 4,39% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado.

Para quem quer conhecer, melhor reservar alguns dias, parando aqui e ali, saboreando os prazeres de cada lugar, caminhar com pés descalços na beira do mar, sentir o vento nos cabelos e encher os pulmões de ar puro. No percurso, estão disponíveis cerca de 203 hotéis e pousadas com categorias variadas, totalizando 17.850 leitos.

A rede de restaurantes, barracas de praia conta com 350 estabelecimentos com cardápios oferecendo uma culinária variada, que vai da regional até a internacional, feitos com ingredientes retirados fresquinhos do mar: peixes, lagostas e camarões.

Logo na saída de Fortaleza, fica o Porto das Dunas, onde está o maior parque aquático da América Latina e conta com pequenas pousadas, resorts e hotéis de luxo. Vale pernoitar. Em Pindoretama (foto ao lado), vale uma paradinha em um dos vários engenhos de cana-de-açúcar e abastecer-se com rapaduras feitas no próprio local.




Renda de bilros

Seguindo viagem, tem a Praia da Caponga, Prainha, Águas Belas, Rio Mal Cozinhado, Barra Nova. Todas guardando ares de vilas de pescadores. Além de toda a beleza natural, o roteiro inclui casarios históricos, comunidades que ainda vivem da prática do artesanato tradicional das rendas de bilros, das areias coloridas, das cerâmicas e cestaria.



"A jangadinha vai no mar deslizando O pescador o peixe vai pescando O verde mar ... Que não tem fim No Ceará é assim" (Fagner) 

O destino seguinte é Beberibe, onde ficam as praias de Morro Branco e das Fontes, o Monumento Natural das Falésias, a Lagoa do Uruaú e a Praia do Canto Verde. O local já serviu de locação para inúmeras novelas da Rede Globo. Vale uma caminhada entre as falésias (foto ao lado) ou mesmo um passeio de buggy.

Em Fortim, o Rio Jaguaribe encontra o Atlântico, formando uma barra de água tranquila e ventos constantes, ideal para passeios de veleiro ou a prática de esportes náuticos, como windsurfe e kitesurf.





Em Aracati, está a badalada Canoa Quebrada. Outra parada obrigatória. O lugar ainda guarda o velho charme das comunidades hippies, apesar de hoje contar com pousadas e uma programação turística bem estruturada. Vale também ficar alguns dias para conhecer o agito noturno da Broadway. Por fim, Icapuí, onde estão as praias de Redonda e Ponta Grossa, já na fronteira com o Rio Grande do Norte. 

Comentários