“Uma mulher fantástica” abre a mostra competitiva do 27º Cine Ceará

Foto: Divulgação
“Uma mulher fantástica” abre a competitiva de longa-metragem.

“Uma mulher fantástica” (Una mujer fantástica), de Sebastián Lelio, é o filme que abre amanhã (sábado, 5), no Cineteatro São Luiz, a Mostra Competitiva do 27º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. Será a première Brasil deste filme, que conquistou o Urso de Prata de roteiro e o Prêmio Teddy no Festival de Berlim. Sete longas disputam o troféu Mucuripe nas categorias Melhor Filme, Direção, Fotografia, Edição, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz. O júri desta mostra é composto por Ernesto Garratt Viñes (Chile), Isabel Martínez (Costa Rica), Luis Peirano (Peru), Maria Dora Mourão (Brasil) e Victor Luckert Barela (Venezuela).

A programação de abertura oficial do 27º Cine Ceará começa às 19h30, no Cineteatro São Luiz, com a entrega de certificados aos alunos do projeto Enel Compartilha Animação. Deles será exibido o curta “A luz da mata”, que produziram sob a orientação do professor e cineasta Telmo Carvalho. Enel Compartilha Animação integra os projetos de sustentabilidade desenvolvidos pela Enel e é realizado pela Associação Cultural Cine Ceará e Instituto Agua Boa Cultural, em parceria com a Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará, viabilizado pelo Mecenato Estadual do Ceará e conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Cultura (Secult). Desde sua criação já beneficiou mais de 2 mil crianças de escolas públicas de Fortaleza e outras cidades do interior do estado, realizando oficinas de cinema de animação com foco no meio ambiente e na importância de se preservar os recursos naturais. 

Enquanto isso, na Praça do Ferreira, começa às 20h a mostra Cinema na Praça, que em quatro dias de programação exibirá 18 curtas. No primeiro dia serão projetados “A casa das horas”, de Heraldo Cavalcanti; “Abissal”, de Arthur Leite; e “Jus”, de Marcelo Dídimo.

Na CAIXA Cultural Fortaleza continua a Mostra de Cinema Chileno, iniciada no dia 1º de agosto, como parte da programação do Cine Ceará. Às 14h, acontece a Master Class de Ernesto Garratt sobre “O Cinema de Pablo Larraín”, diretor chileno mais conhecido da atualidade. Dele, será exibido às 15h o filme “Tony Manero”, seu primeiro longa, datado de 2008. Na sequência, a Mostra de Cinema Chileno exibe às 17h “Mar”, de Dominga Sotomayor, e às 19h “A dança da realidade”, de Alejandro Jodorowsky, um dos dois cineastas chilenos homenageados nesta mostra.

Toda a programação do Cine Ceará é gratuita. Os ingressos para a Mostra de Cinema Chileno são distribuídos na bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza a partir de uma hora antes do início de cada sessão. Para a abertura oficial do festival, no Cineteatro São Luiz, a distribuição de ingressos duplos tem início na sexta-feira, dia 4, às 14h, na bilheteria do local. Nos outros dias, a programação do festival estará também no Cinema do Dragão, Hotel Oásis Atlântico, Instituto do Ceará e Porto Iracema das Artes.


SERVIÇO
27° Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema
De 05 a 11 de agosto de 2017 em Fortaleza.
Cineteatro São Luiz (Praça do Ferreira, s/n - Centro); Cinema do Dragão - Sala 2 (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura); Hotel Oásis Atlântico (Av. Beira Mar, 2500 - Meireles
Acesso gratuito mediante ingressos com distribuição no local.
Tel: (85)3055-3465.

Distribuição de convites e ingressos:
PARA A ABERTURA (dia 5): Dia 4, a partir das 14 horas, na Bilheteria do Cineteatro São Luiz.
PARA O ENCERRAMENTO (dia 11): Dia 10, a partir das 14 horas, na Bilheteria do Cineteatro São Luiz
PARA AS MOSTRAS: Na CAIXA Cultural Fortaleza: a partir de 1 hora antes do início da sessão, na Bilheteria; No Cineteatro São Luiz: a partir de 1 hora antes do início da sessão, na Bilheteria; No Cinema do Dragão: a partir das 14 horas, na Bilheteria.

Comentários