Pular para o conteúdo principal

"Fartura" chega a Portugal promovendo a gastronomia do Ceará

Foto: Divulgação
O ano de 2017 tem sido intenso para o Fartura - Comidas do Brasil. Ao se consolidar como uma das principais plataformas gastronômicas do país, chegou o momento de ultrapassar as fronteiras e partir para uma edição em Lisboa, promovendo a gastronomia brasileira, através da culinária cearense e mineira, no exterior. Além disso, será realizada a 3ª edição do Fartura Fortaleza, que já levou cerca de 20 mil pessoas a saborear o melhor da gastronomia.

O calendário da plataforma também inclui a 4ª edição do Fartura Comidas do Brasil Belo Horizonte, além da primeira edição do Fartura Kids, inédito no país, com atrações exclusivas para os pequenos e a família, também na capital mineira. Outra novidade é a inclusão de uma nova edição do Fartura, em Belém.

FARTURA – COMIDAS DO BRASIL – LISBOA
Uma das grandes novidades do Fartura – Comidas do Brasil em 2017 é a conexão com Portugal. A fim de extrapolar as fronteiras nacionais e buscar referências no berço de nossa gastronomia, o projeto criou um roteiro gastronômico exclusivo em Lisboa, que será realizado entre os dias 22 e 25 de setembro.

Nesta primeira edição, a gastronomia brasileira será representada pelas culinárias cearense e mineira. Tanto o Ceará quanto Minas Gerais são estados que cada vez mais valorizam e promovem a sua gastronomia como ícone de desenvolvimento cultural, econômico e turístico, em âmbito nacional e internacional. Para tangibilizar este intercâmbio, chefs de cozinha representando estes dois estados brasileiros e também Portugal, se unirão e apresentarão aos convidados seus conhecimentos e sabores em variados momentos.

A viagem gastronômica e sensorial começa com um evento exclusivo para convidados, no principal restaurante da capital portuguesa, o Belcanto, do chef José Avillez, único do país a receber duas estrelas Michelin. 

No dia seguinte, os participantes terão a oportunidade de experimentar um almoço exclusivo na Peixaria da Esquina, mostrando o diálogo entre as duas culturas, por meio da participação do chef português Vítor Sobral e o aclamado chef cearense Ivan Prado, responsável por projetos que valorizam os ingredientes do seu Estado, desde a carne seca aos pescados e camarões, mostrando a cultura que está por trás de cada prato.

Como uma das atrações, o chef mineiro Ivo Faria se une a lusitana Justa Nobre, misturando sabores e temperos. A chef Justa Nobre comanda o restaurante À Justa, em Lisboa, reconhecido pela cozinha portuguesa com receitas tradicionais reinventadas sem perder de vista os traços originais.

Dando continuidade às experiências, já que setembro é o mês das vindimas em Portugal, o Fartura oferece uma experiência completa no luxuoso Palácio Quinta da Bacalhôa. Os convidados participam de todo o processo desde a colheita da uva, com visita guiada, harmonizações e degustações. O passeio termina com um almoço celebrando o melhor dos dois países, preparado pelos renomados chefs Ivan Prado (Fortaleza), Ivo Faria (Belo Horizonte) e André Magalhães (Lisboa).

Durante os eventos, empresários e agentes de turismo portugueses também estarão presentes, no intuito de potencializar o network entre os convidados dos dois países.

FARTURA FORTALEZA
Finalizando o calendário Fartura 2017 com chave de ouro, a capital cearense recebe a 3ª edição do Fartura Fortaleza. Realizado nos dias 25 e 26 de novembro, no Iate Clube de Fortaleza, o evento reunirá grandes nomes da gastronomia brasileira, valorizando o que o país de melhor em cada região e apresentando ao público, que além dos tradicionais estandes que apresentam os melhores pratos e petiscos, poderão participar de inúmeras aulas teóricas e interativas.

Neste ano, o Fartura ganha espaço a beira mar, deixando a atmosfera única de Fortaleza ainda mais em evidência. E para aqueles que gostam de curtir o evento levando a família toda, há mais um motivo para isso: o Espaço Kids, em que as crianças amam passar o tempo, será ainda maior nesta edição, com mais opções e oficinas especiais, garantindo a diversão dos pequenos e a certeza dos pais de um tempo de qualidade com os entes queridos.

O evento, que foi realizado em 2015 e 2016, já recebeu cerca de 20 mil pessoas com mais de 200 profissionais da gastronomia, 160 atrações gastronômicas e cerca de 100 shows e peças de teatro.

FARTURA BH E FARTURA KIDS
Nos dias 21 e 22 de outubro, a 4ª edição do Festival Fartura Belo Horizonte será realizada na Rua Tenente Brito, (entre as ruas Gonçalves Dias e Alvarenga Peixoto), no Barro Preto, em frente à Sala Minas Gerais, da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. O evento oferece dois dias de celebração à gastronomia brasileira com os espaços: Chefs e Restaurantes, Produtos e Produtores, Degustação, Interativo, Educacional, as Cozinhas ao Vivo, além da programação artística. Entre os nomes já confirmados estão Tassia Magalhães (Pomodori, SP), Lucas Corazza (Que Seja Doce GNT, SP), Onildo Rocha (Casa Roccia, PB), Denise Rohnelt (Letras Saborosas, RR), Rafael Torcceto (Campagne Restaurante, Macacos, MG), Bruna Martins (Birosca s2, BH), Pablo Oazen (Juiz de Fora), Felipe Oliveira (Tragaluz, Tiradentes) Therezinha Oliveira (Doce Docê, BH), Ricardo Rodrigues (Maria das Tranças, BH) e Márcio Santoro (Albanos, BH).

Nos dias 28 e 29 de outubro acontece a primeira edição do Fartura Kids, no mesmo local do Festival Fartura Belo Horizonte, com uma programação gastronômica e artística toda voltada às crianças e suas famílias. A edição se destaca por ser o primeiro festival criado especialmente para os pequenos. Com profissionais especializados no ramo, as crianças vão colocar a mão na massa aprendendo receitas especiais, oficinas separadas por idade e atividades que busquem aproximar o universo gastronômico, unindo diversão e conhecimento. Enquanto esse novo mundo é descoberto, os pais podem frequentar aulas voltadas para uma melhor nutrição de seus filhos e também se divertir em família.  

Entre outros dois finais de semana, serão realizadas atividades sociais para crianças, numa parceria com o Governo de Minas, Prefeitura de Belo Horizonte, Sesc e Senac.

OUTROS FESTIVAIS FARTURA - 2017
A parada seguinte do Festival Fartura – Comidas do Brasil será em Belém, nos dias 11 e 12 de novembro, na Casa das Onze Janelas, e terá parceria com o Festival Ver-o-Peso, realizado pelo Instituto Paulo Martins. Será a primeira vez que o evento acontece na cidade, que tem uma das principais gastronomias do país e não poderia ficar de fora.

Em 2017, o Festival Fartura já passou por São Paulo, em julho, e levou mais de 10 mil pessoas ao Jockey Club. Foram cerca de 22 mil pratos servidos, que estiveram separados em sete espaços gastronômicos, com chefs, produtores, palestrantes e profissionais da gastronomia de todos os estados brasileiros.

Em agosto, foi a vez de comemorar os 20 anos do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, que recebeu mais de 45 mil pessoas, celebrando Minas Gerais. O público de todo o Brasil visitou a cidade histórica e aproveitou as mais de 200 atividades entre aulas, jantares especiais, cozinha ao vivo, palestras, degustações, shows, peças de teatro, apresentações interativas, experiências e tours gastronômicos.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".