Pular para o conteúdo principal

Visitantes fazem a festa na 2ª Etapa do certame estadual de surf

Fotos: Érico Frota / Divulgação
Por George Noronha, especial para o Blog

O Circuito Cearense de Surf desembarcou na praia da Taibinha, no último final de semana, para as disputas do Maresia Pro Taíba, 2ª Etapa do certame estadual de surf e parte integrante do XVII Festival do Escargot e Frutos do Mar do município de São Gonçalo do Amarante. E os visitantes faturaram as 2 principais categorias em disputa, a Profissional e a Open.

As disputas das 12 categorias que compõem o circuito atraíram centenas de pessoas para as areias da paradisíaca Taibinha, todos em busca de acompanhar a evolução do surf cearense através do show de manobras de todas as gerações, desde os mais jovens da categoria infantil até os Legends da categoria Kahuna, para atletas acima de 50 anos. E no sábado os principais astros da competição, os profissionais, estrearam. Consagrados nomes do surf nordestino e brasileiro levaram o público ao delírio esbanjando técnica com manobras modernas e progressivas.

Nomes como os cearenses  Adilton Mariano, Itim Silva, Pablo Paulino, o paraense Nayson Costa, além de outros, marcaram presença no evento e elevaram o nível da competição. Contudo, foram os finalistas que obtiveram os maiores destaque e protagonizaram a última e mais importante bateria da competição, a profissional.

Com a maré cheia em boas ondas de meio metro os atletas se enfrentaram para definir o nome do campeão da etapa mais tradicional do surf cearense. Em meio a um verdadeiro show de aéreos a bateria foi disputadíssima com o fenômeno potiguar Dayvson Santos virando no minuto final e tirando o troféu das mãos do local da Taíba, Michel Roque, que liderou boa parte da bateria, mas não conseguiu segurar as investidas do visitante que durante a bateria foi crescendo e terminou como o grande campeão da 2ª Etapa do Circuito Cearense de Surf na categoria Profissional. Na terceira e quarta colocações respectivamente ficaram os locais da praia da Leste-Oeste, Charlie Brown e Thgomas Demétrio. 

Entre os amadores as primeiras a entrar na água foram as estrelas do surf feminino cearense com uma final disputada até os últimos segundos da contagem regressiva de final, quando Letícia Cavalcante, que estava na segunda colocação, conseguiu uma onda salvadora para protagonizar uma virada espetacular pra assumir o topo do pódio, não dando chances de reação para Luzimara Souza, que praticamente teve o troféu de campeão tirado de suas mãos. Letícia comemorou muito nos braços de seu pai e fãs a vitória que a levou para o topo do atual ranking cearense. Na terceira colocação ficou Juliana Sousa, com Kilvia Cardoso e Yasmim Silva completando o pódio na quarta e quinta colocações respectivamente.

Na sequência foi a vez dos experientes atletas da Sênior fazerem as suas apresentações. Melhor para Isaías Silva, que dominou a bateria deixando o piauiense Patrick Alves, na segunda colocação, José Wilson em terceiro e Alexsandro Nogueira na quarta colocação.

Depois da exibição de experiência dos Sêniors foi a vez da novíssima geração representada pela categoria Infantil disputar uma bateria equilibradíssima com direito a desempate após o toque da sirene. E quem comemorou a vitória foi Italo Oliveira, atleta da Barra do Ceará, que no critério de desempate, superou o também fenômeno da Paraíba, Yuri Barros. Na terceira colocação ficou Pedro Ryan com o homônimo do brasileiro Campeão Mundial, Adriano de Sousa, na quarta colocação.

A próxima bateria a entrar na água foi a Feminino Junior com mais um eletrizante duelo entre a campeã brasileira, Letícia Cavalcante, e Juliana Sousa. Letícia já havia superado Juliana na Feminino Open, contudo, dessa vez Juliana deu o troco e deixou Letícia na segunda colocação, seguida de Vitória Carneiro e a irmã de Letícia, Ester Cavalcante, na terceira e quarta colocações respectivamente.

A bateria seguinte a cair na água foi a Iniciante, onde, a exemplo da disputa entre as meninas, o paraibano Yuri Barros deu o troco em Italo Oliveira, que o havia superado na categoria Infantil. Dessa vez o paraibano não deu chances ao rival ficando com a primeira colocação e deixando Italo Oliveira na segunda colocação. Na terceira colocação tivemos o paraense Renan Wellington com o local da Praia do Futuro, Herbert Ribeiro, completando o pódio na quarta colocação.

Entre os Masters as disputas foram acirradas com o potiguar Emanoel de Souza dando as cartas do início ao fim da bateria para faturar mais uma etapa do circuito cearense deixando o atual líder do ranking da categoria, Rogério Dantas, na segunda colocação. Em terceiro ficou o eterno ídolo do surf cearense, Fábio Silva, com José Ângelo na quarta colocação.

Na Mirim tivemos mais um show de surf com uma virada eletrizante protagonizada por Thiago Eduardo nos segundos finais de bateria. Thiago estava na terceira colocação e conseguiu virar pra primeiro com uma onda espetacular que o levou direto para o lugar mais alto do pódio deixando Marcelo Sales na segunda colocação, Lucas Bezerra em terceiro e Santiago Santos na quarta colocação.

Na categoria Kahuna, destinada a atletas acima de 45 anos, fortes emoções marcaram o final da bateria mais nordestina de todas, composta por atletas de 4 estados diferentes. E o grande campeão foi o potiguar Elias Lamas, que acreditou no resultado e insistiu até o fim da bateria, superando nos últimos segundos o maranhense Eduardo Lobato. Na terceira colocação ficou o pernambucano Fernando Santos com o cearense Carlos Silva completando o pódio na quarta colocação.

Entre os aspirantes a astros da Junior o grande campeão foi o talentosíssimo Raone Ribeiro, que comprova com esse resultado estar em grande fase. Em segundo ficou o local da Praia do Futuro, Alexandre Camargo, em completando o pódio os não menos talentosos Lucas Bezerra, em terceiro e Thiago Eduardo em quarto.

Na categoria mais clássica da competição, a Longboard, destaque para Jhone Quest, que liderou a bateria de ponta a ponta para faturar mais uma. Em segundo lugar tivemos Marcelo Bibita, com o maranhense Vinícius Gomes em terceiro e Paulo Eduardo na quarta colocação.

Na principal categoria entre os amadores o grande campeão foi o paraense Nayson Costa, que mostrou muita fluidez e pressão nas manobras para superar seus adversários sem maiores dificuldades. Na segunda colocação ficou o potiguar Paulo Enrique, com seu conterrâneo Emanoel de Sousa na terceira colocação. Em quanto ficou o cearense Isaías Silva.

Baterias Especiais
Três baterias pra lá de especiais também fizeram parte da programação oficial da 2ª Etapa do Circuito Cearense de Surfe: Surf Adaptado, Exibição Infantil da Escolinha Kahanalu e Local. As categorias Surf Adaptado, que contou com a participação de Emerson Mecim, Rafael e Gilmário e Escolinha Kahanalu, composta por José Lucas, Marisa Santos e Felipe Silva, tiveram caráter de Apresentação, já que todos são campeões. Entre os locais o pódio ficou assim: Glauber Rodrigues em primeiro, Wemerson Martins em segundo, José Mendes em terceiro e Jair Ferreira em quarto.   

O Maresia Pro Taíba, 2ª Etapa do Circuito Cearense de Surf, valeu como 4ª Etapa do Circuito Nordestino de Surf Profissional e somou importantes pontos para o Circuito Brasileiro de Surf Profissional da ABRASP-Associação Brasileira de Surf Profissional.

Leia também:


Surf e festival de escargot animam o Litoral Oeste cearense





Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".