Pular para o conteúdo principal

Três pesquisadores da Aquasis morrem intoxicados em Iparana

Três técnicos da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) morreram intoxicados, no final da tarde de hoje, no Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos,  localizado no Serviço Social do Comércio (Sesc), em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Um primeiro técnico entrou na casa de filtros para fazer manutenção e respirou um gás tóxico. Outros dois pesquisadores foram ajudá-lo e também morreram asfixiados com o gás ainda não identificado pelos Bombeiros. Um quarto técnico que tentou socorrer as três vítimas desmaiou e foi levado para o hospital, onde está em observação.

Os nomes das vítimas não foram revelados. Em nota a Aquasis reconhece que as vítimas sofreram "um acidente de trabalho". Na nota, a Aquasis que trata principalmente de recuperação de animais aquáticos em perigo destaca que "neste momento estamos dando toda atenção e suporte às famílias das vítimas, bem como adotando todas as providências necessárias para minimizar a dor desse momento de perda". O Sesc também através de nota lamentou o ocorrido, "mas não tem nenhuma participação no acontecido".


A capitã do Corpo de Bombeiros, Juliana Freire, que esteve na Aquasis, revelou que encontrou as vítimas já mortas. "Fizemos as massagens cardíacas, mas eles não reagiram, pois ao inalar gás tóxico desmaiaram e acabaram por falecer", informou.

A Aquasis é uma Organização Não Governamental fundada há mais de 20 anos com a finalidade de proteger espécies ameaçadas e habitats importantes para a conservação da biodiversidade no Ceará. É a primeira vez que sua equipe multidisciplinar sofre um acidente fatal.

Eis a nota na integra da Aquasis:
"A AQUASIS - Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos, organização da sociedade civil atuante na área ambiental, especialmente na proteção de animais em extinção, lamenta e enfrenta neste momento grande pesar após o incidente ocorrido na tarde desta quinta-feira (19), em suas dependências do Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos em Iparana-Caucaia, espaço cedido pelo Sesc. Durante um procedimento de manutenção na casa de filtros, infelizmente 3 de nossos profissionais se envolveram em um acidente de trabalho, vindo à óbito. Neste momento, estamos dando toda a atenção e suporte às famílias das vítimas, bem como adotando todas as providências legais e necessárias para minimizar a dor desse momento de perda, assim como as autoridades competentes."

Comentários

Mais lidas da semana

Colégio Estadual Liceu do Ceará completa 173 anos de fundação

O Colégio Estadual Liceu do Ceará completa nesta sexta-feira (19), 173 anos de fundação.



As atividades do Liceu começaram em 19 de outubro de 1845, com 98 matrículas, sob direção de Thomaz Pompeu de Sousa Brasil (Senador Pompeu).
O curso secundário tinha duração de seis anos e as aulas eram ministradas nas próprias casas dos professores.
Somente em 1894, no governo do coronel Bezerril Fontenelle, foi inaugurada a primeira sede própria, na Praça dos Voluntários, no Centro de Fortaleza.
Desde 1937 a sede mudou para Praça Gustavo Barroso, na Jacarecanga.

No início foram ministradas aulas de Filosofia Racional e Moral, Retórica e Poética, Aritmética, Geometria, Trigonometria, Geografia, História, Latim, Francês e Inglês aos seus 98 alunos matriculados.

Leia também:
Bicentenário do Senador Pompeu, o senador do Império

Meninas com câncer realizam hoje sonho da festa de 15 anos à beira mar

Nesta terça-feira, dia 15 de agosto, às 16h30, a barraca Gran Royal, na Praia do Futuro, em Fortaleza, será palco de uma festa especial. Jovens com câncer atendidas pela Associação Peter Pan comemorarão seus quinze anos com toda a pompa e circunstância que a ocasião requer. A ação voluntária é uma iniciativa da Liven Eventos, empresa especializada na realização de festas temáticas personalizadas, que por meio do Projeto Essência reúne dezenas de profissionais do mercado cearense para realizar o sonho das debutantes atendidas pela Associação Peter Pan.

Morre radialista Marco Antônio Júnior

O radialista Elvis Marlon Dumbo informa a morte nesta segunda-feira (15) do radialista Marco Antônio Júnior (foto álbum de família), ex-Rádio Verdes Mares FM 93:

"O dia amanheceu mais triste, pela partida do meu amigo e colega, Marco Antonio Junior, (FM 93) um dos grandes comunicadores do rádio cearense e um dos mais queridos. O 'Marquinhos' como era chamado sofria de problemas cardíacos e chegou a sofrer um AVC há tempos atrás. Hoje pela madrugada o seu coração veio pregar essa peça na vida dessa família que esse ano já perdeu o 'Fonsequinha Porto'. Vá em paz meu querido. Fica aqui a lembrança de um amigo sincero e bom companheiro!".

Porto Iracema das Artes: cineasta João Moreira Salles realiza minicurso

Um dos mais reconhecidos diretores de não-ficção do Brasil, João Moreira Salles estará na escola Porto Iracema das Artes entre os dias 05 e 08 de novembro para ministrar o minicurso “O que é um documentário?”. A formação, que é inteiramente gratuita e contará com 60 vagas, acontecerá de 15h às 18h30min, no auditório da Escola. Entre os pré-requisitos, é preciso ter idade mínima de 18 anos e ser estudante de cinema ou realizador de audiovisual. As inscrições iniciam nesta quinta-feira (18) e seguem até 25 de outubro no site do Porto (http://www.portoiracemadasartes.org.br/inscricoes/).

Para tentar responder à pergunta “O que é um documentário?”, João Moeira Salles percorrerá parte da bibliografia sobre cinema não-ficcional para tratar das definições clássicas do gênero e explicar por que nenhuma delas satisfaz o diretor de No Intenso Agora (2017). A ideia é refletir junto com os participantes do curso o critério proposto por ele para identificar o que distingue o documentário do cinema …

Fortaleza Esporte Clube festeja 1º Centenário nesta quinta-feira

O Fortaleza Esporte Clube (FEC) completa nesta quarta-feira (18), 100 anos de fundação.

Fundado em 18 de outubro de 1918, na Rua Barão do Rio Branco, entre ruas Pedro I e Pedro Pereira, no Centro de Fortaleza, por Alcides Santos e um grupo de seis amigos, o FEC está prestes a comemorar o primeiro centenário com o acesso à Série A (Primeirona) do Brasileirão 2019.

Um dos primeiros times a homenagear o FEC no seu Primeiro Centenário foi o Ceará Sporting Cluve, que através de suas redes sociais (facebook, twitter e instagram) publicou:

"Parabéns, Fortaleza EC, pelos 100 anos de fundação. Que a rivalidade fique dentro de campo e que fora dele prevaleça sempre a paz."


O presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio, publicou mensagem pelos 100 anos do Fortaleza:



O governador reeleito do Ceará, Camilo Santana (PT) parabenizou o Fortaleza pelo primeiro centenário:
"Parabenizo ao Fortaleza Esporte Clube pelo seu centenário, comemorado neste 18 de outubro. Dono de …