Três pesquisadores da Aquasis morrem intoxicados em Iparana

Três técnicos da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) morreram intoxicados, no final da tarde de hoje, no Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos,  localizado no Serviço Social do Comércio (Sesc), em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Um primeiro técnico entrou na casa de filtros para fazer manutenção e respirou um gás tóxico. Outros dois pesquisadores foram ajudá-lo e também morreram asfixiados com o gás ainda não identificado pelos Bombeiros. Um quarto técnico que tentou socorrer as três vítimas desmaiou e foi levado para o hospital, onde está em observação.

Os nomes das vítimas não foram revelados. Em nota a Aquasis reconhece que as vítimas sofreram "um acidente de trabalho". Na nota, a Aquasis que trata principalmente de recuperação de animais aquáticos em perigo destaca que "neste momento estamos dando toda atenção e suporte às famílias das vítimas, bem como adotando todas as providências necessárias para minimizar a dor desse momento de perda". O Sesc também através de nota lamentou o ocorrido, "mas não tem nenhuma participação no acontecido".


A capitã do Corpo de Bombeiros, Juliana Freire, que esteve na Aquasis, revelou que encontrou as vítimas já mortas. "Fizemos as massagens cardíacas, mas eles não reagiram, pois ao inalar gás tóxico desmaiaram e acabaram por falecer", informou.

A Aquasis é uma Organização Não Governamental fundada há mais de 20 anos com a finalidade de proteger espécies ameaçadas e habitats importantes para a conservação da biodiversidade no Ceará. É a primeira vez que sua equipe multidisciplinar sofre um acidente fatal.

Eis a nota na integra da Aquasis:
"A AQUASIS - Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos, organização da sociedade civil atuante na área ambiental, especialmente na proteção de animais em extinção, lamenta e enfrenta neste momento grande pesar após o incidente ocorrido na tarde desta quinta-feira (19), em suas dependências do Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos em Iparana-Caucaia, espaço cedido pelo Sesc. Durante um procedimento de manutenção na casa de filtros, infelizmente 3 de nossos profissionais se envolveram em um acidente de trabalho, vindo à óbito. Neste momento, estamos dando toda a atenção e suporte às famílias das vítimas, bem como adotando todas as providências legais e necessárias para minimizar a dor desse momento de perda, assim como as autoridades competentes."

Comentários