Pular para o conteúdo principal

Alunos de Publicidade da UFC criam campanha para cegos e surdos

Estudantes da disciplina de Laboratório de Publicidade e Propaganda do Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizam, entre os dias 24 de maio e 20 de junho, uma campanha voltada a comunicadores em geral, como publicitários, jornalistas e fotógrafos sobre a necessidade de produção comunicacional acessível a deficientes visuais e auditivos. 

Pensar em acessibilidade é garantir a inclusão de todos em qualquer ambiente, atividade ou uso de recurso. No Brasil, o Decreto n° 5296 no artigo 8º em seu item D classifica como barreira comunicacional: “qualquer entrave ou obstáculo que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens por intermédio dos dispositivos, meios ou sistemas de comunicação, sejam ou não de massa, bem como aqueles que dificultem ou impossibilitem o acesso à informação”.

A campanha “ComTato” nasce em um contexto onde mais de 16 milhões de pessoas vivem com uma dessas deficiências no Brasil. Essa parcela da sociedade é excluída pela falta de conteúdo acessível nas peças publicitárias, nas fotografias ou nas produções do jornalismo.

Foto: Divulgação
A servidora da Secretaria de Acessibilidade da UFC, Carlizete Campos relatou aos membros da equipe algumas das suas dificuldades de acesso na condição de pessoa cega: “A gente pode ter acesso à comunicação pela TV, computador, celular, mas para mim, como pessoa com deficiência visual, nem todos esses meios são acessíveis. Quando tento acessar algo no computador como o Facebook, um site de um jornal ou algum outro site que me traga a informação que desejo encontrar, sempre encontro algum banner que não está com nenhuma informação textual ou alguma imagem que também não tem nenhuma descrição.”

O professor do Curso de Letras Libras, Rundesth Saboia, ao falar da sua condição de surdo também apontou alguns problemas que enfrenta para entender os conteúdos veiculados na mídia: “Vejo muitas barreiras nos telejornais, pois preciso saber das notícias, mas a legenda é incompleta, muito rápida e fica difícil acompanhar. Então o ideal seria a janela de LIBRAS, inclusive, em um contexto que no Brasil muitos surdos não têm acesso ao português, causando uma dependência dos familiares ou dos intérpretes para saber o que está acontecendo.”

A campanha conta com um site (www.sintacomtato.ufc.br) que traz abas informativas de como as agências e veículos podem tornar suas comunicações mais acessíveis, veiculação de vídeos com depoimentos, postagens informativas nas principais redes sociais e a realização de uma ação de divulgação em redações jornalísticas e agências de publicidade de Fortaleza.

Segundo a professora e orientadora do trabalho, Glícia Pontes, “a iniciativa defende a comunicação como um direito e tem o objetivo de provocar os(as) comunicadores(as) a pensar em como os conteúdos produzidos são quase sempre inacessíveis para cegos e surdos”.

A equipe realizadora é composta pelas alunas Ana Carolina Pontes, Ananda Karen Leal, Isabela Horácio, Joyce Rocha e pelos alunos Leonardo Fernandes, Marden Sales e Wesley Bernardo. O trabalho conta com o apoio da Secretaria de Acessibilidade da UFC e o grupo Pró-inclusão.

Serviço:
Campanha ComTato
de 24 de maio a 15 de junho
www.sintacomtato.ufc.br
Facebook: @sintacomtato ou https://www.facebook.com/sintacomtato/
Instagram: @sintacomtato
Linkedin: Comtato ou https://www.linkedin.com/company/comtato/

Comentários

Mais lidas da semana

Meninas com câncer realizam hoje sonho da festa de 15 anos à beira mar

Nesta terça-feira, dia 15 de agosto, às 16h30, a barraca Gran Royal, na Praia do Futuro, em Fortaleza, será palco de uma festa especial. Jovens com câncer atendidas pela Associação Peter Pan comemorarão seus quinze anos com toda a pompa e circunstância que a ocasião requer. A ação voluntária é uma iniciativa da Liven Eventos, empresa especializada na realização de festas temáticas personalizadas, que por meio do Projeto Essência reúne dezenas de profissionais do mercado cearense para realizar o sonho das debutantes atendidas pela Associação Peter Pan.

Como campeão do Brasileirão 2018 Série B, Fortaleza ganha vaga nas oitavas da Copa do Brasil 2019

O Fortaleza com o título de campeão brasileiro da Série B 2018 (foto FEC) ganha vaga direto na Copa do Brasil 2019 em sua oitavas de final.



Com isso o Atlético Cearense (ex-Uniclinic) recebe de presente uma vaga na Copa do Brasil 2019 como terceiro colocado no Cearensão 2018. O Fortaleza foi vice-campeão.

Os demais representantes cearenses na Copa do Brasil 2019 são Ceará (campeão do Cearensão 2018) e Ferroviário (campeão da Taça Fares Lopes 2018).

O Fortaleza conquistou com duas rodadas de antecedência o Brasileirão Série B 2018, neste sábado ao derrotar o Avaí (SC), no estádio da Ressacada, em Florianópolis por um a zero. O gol do título foi de Rodolfo, aos 49 minutos do segundo tempo.

O Fortaleza em 36 rodadas soma 68 pontos. Ganhou 20 jogos, empatou oito e perdeu oito. Marcou 50 gols e levou 31, registrando saldo de 19 gols.

O Fortaleza vai disputar em 2019 a Série A do Brasileirão.

Ceará toma a virada do Bahia de dois a um na Fonte Nova

O Ceará tomou a virada para o Bahia, na Fonte Nova, em Salvador (BA), por dois a um, nesta quarta-feira (13), pela 34ª rodada do Brasileirão 2018 da Série A.

Com a derrota (fotos Felipe Oliveira), o Ceará estaciona nos 38 pontos e sofre novamente a ameaça de rebaixamento para Série B de 2019. Esta foi a 14ª derrota do Ceará, que cai para 15ª posição.




O Bahia soma agora 44 pontos e vai para décimo lugar.

O Ceará abriu o placar com Calyson, aos sete minutos. Zé Rafael empatou aos 43 minutos do primeiro tempo e Edigar Junio virou aos 47 minutos do segundo tempo.

BAHIA - Douglas; Bruno, Grolli (Jackson), Lucas Fonseca e Léo (Paulinho); Gregore, Elton e Ramires; Zé Rafael (Vinícius), Elber e Edigar Junio - Treinador: Enderson Moreira. Cartão amarelo: Lucas Fonsecca e Elton.



CEARÁ - Everson; Samuel Xavier, Luiz Otávio, Valdo e João Lucas; Richardson, Ricardinho (Arnaldo), Edinho e Calyson (Pedro Ken); Arthur e Leandro Carvalho - Treinador: Lisca. Luiz Otávio e Ricardinho.

Renda de R$ 328.821,00 p…

Ocupação hoteleira no Ceará deve chegar a 89% no feriado da Proclamação da República

A ocupação hoteleira no Ceará deve chegar a 87,8% para este feriado de 15 de novembro, conforme levantamento da Secretaria do Turismo do Estado. A demanda turística por acomodações, que teve uma variação de 16% em relação a 2017, deve gerar uma receita de mais de R$ 94 milhões ao setor. Já Fortaleza é o quinto destino nacional mais buscado para o feriado da Proclamação da República, segundo levantamento da plataforma Kayak.
O principal destino do Ceará é Jericoacoara, conhecida e considerada uma das mais belas do mundo, com mais de 94% de ocupação. Trairi, Praia das Fontes/ Morro Branco e Cumbuco também são destinos com mais de 90% de ocupação hoteleira para este feriadão. Além das praias, a serra de Guaramiranga também ocupa a preferência de turistas e deve ter 85% das acomodações ocupadas.
Porto das Dunas/Prainha, Canoa Quebrada e Camocim também figuram entre destinos turísticos de preferência, com mais de 80% de ocupação hoteleira.
Fortaleza

Além das praias paradisíacas do Ceará, Forta…

Festival Bar em Bar leva trenzinho por seis empreendimentos gastronômicos de Fortaleza sábado

O Festival Bar em Bar terá, neste sábado (17), um passeio de trenzinho em Fortaleza. Na capital, os seis estabelecimentos que serão visitados são: Órbita Blue, Chico do Caranguejo, Barraca Terra do Sol, Boteco da Vila, Café Patriota e Espaço Vila Camaleão. Nesta sexta-feira (16) é o Cariri quem tem roteiro percorrendo bares da Região.



Promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e realizado em 13 Estados (destaque para Ceará, Goiás, Pernambuco, Minas Gerais, Alagoas, Amazonas, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), o Festival tem o trenzinho como peculiaridade no Ceará e Goiás, onde tem concurso de petiscos entre as casas participantes. 
O Bar em Bar será realizado em formato de competição também no Amazonas, no Distrito Federal, em Mato Grosso do Sul e em Minas Gerais. Já em Alagoas, os destaques serão uma feira gastronômica e uma iniciativa de ação solidária.

De acordo com o presidente da Abrasel no Ceará, Rodolphe Trindade, “o Bar em Bar foi um sucesso no an…