Pular para o conteúdo principal

Alunos de Publicidade da UFC criam campanha para cegos e surdos

Estudantes da disciplina de Laboratório de Publicidade e Propaganda do Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizam, entre os dias 24 de maio e 20 de junho, uma campanha voltada a comunicadores em geral, como publicitários, jornalistas e fotógrafos sobre a necessidade de produção comunicacional acessível a deficientes visuais e auditivos. 

Pensar em acessibilidade é garantir a inclusão de todos em qualquer ambiente, atividade ou uso de recurso. No Brasil, o Decreto n° 5296 no artigo 8º em seu item D classifica como barreira comunicacional: “qualquer entrave ou obstáculo que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens por intermédio dos dispositivos, meios ou sistemas de comunicação, sejam ou não de massa, bem como aqueles que dificultem ou impossibilitem o acesso à informação”.

A campanha “ComTato” nasce em um contexto onde mais de 16 milhões de pessoas vivem com uma dessas deficiências no Brasil. Essa parcela da sociedade é excluída pela falta de conteúdo acessível nas peças publicitárias, nas fotografias ou nas produções do jornalismo.

Foto: Divulgação
A servidora da Secretaria de Acessibilidade da UFC, Carlizete Campos relatou aos membros da equipe algumas das suas dificuldades de acesso na condição de pessoa cega: “A gente pode ter acesso à comunicação pela TV, computador, celular, mas para mim, como pessoa com deficiência visual, nem todos esses meios são acessíveis. Quando tento acessar algo no computador como o Facebook, um site de um jornal ou algum outro site que me traga a informação que desejo encontrar, sempre encontro algum banner que não está com nenhuma informação textual ou alguma imagem que também não tem nenhuma descrição.”

O professor do Curso de Letras Libras, Rundesth Saboia, ao falar da sua condição de surdo também apontou alguns problemas que enfrenta para entender os conteúdos veiculados na mídia: “Vejo muitas barreiras nos telejornais, pois preciso saber das notícias, mas a legenda é incompleta, muito rápida e fica difícil acompanhar. Então o ideal seria a janela de LIBRAS, inclusive, em um contexto que no Brasil muitos surdos não têm acesso ao português, causando uma dependência dos familiares ou dos intérpretes para saber o que está acontecendo.”

A campanha conta com um site (www.sintacomtato.ufc.br) que traz abas informativas de como as agências e veículos podem tornar suas comunicações mais acessíveis, veiculação de vídeos com depoimentos, postagens informativas nas principais redes sociais e a realização de uma ação de divulgação em redações jornalísticas e agências de publicidade de Fortaleza.

Segundo a professora e orientadora do trabalho, Glícia Pontes, “a iniciativa defende a comunicação como um direito e tem o objetivo de provocar os(as) comunicadores(as) a pensar em como os conteúdos produzidos são quase sempre inacessíveis para cegos e surdos”.

A equipe realizadora é composta pelas alunas Ana Carolina Pontes, Ananda Karen Leal, Isabela Horácio, Joyce Rocha e pelos alunos Leonardo Fernandes, Marden Sales e Wesley Bernardo. O trabalho conta com o apoio da Secretaria de Acessibilidade da UFC e o grupo Pró-inclusão.

Serviço:
Campanha ComTato
de 24 de maio a 15 de junho
www.sintacomtato.ufc.br
Facebook: @sintacomtato ou https://www.facebook.com/sintacomtato/
Instagram: @sintacomtato
Linkedin: Comtato ou https://www.linkedin.com/company/comtato/

Comentários

Mais lidas da semana

Tomada de Contas Especial

Por unanimidade de votos, foi convertido em Tomada de Contas Especial o processo 00521/2010-1, referente à representação proposta pela empresa Fotossensores Tecnologia Eletrônica Ltda, sobre possíveis irregularidades na Cotação de Preços n.º 2010001 que culminou na contratação direta por dispensa de licitação da empresa Fast One Sistemas Tecnológicos S/A, por parte da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
A cotação tinha como objeto a aquisição de sistema de videomonitoramento embarcados destinados às viaturas operacionais do Programa Ronda do Quarteirão com monitores e equipamentos para gravação de áudio e vídeo, com backup programado e visualização de imagens em tempo real. De acordo com o processo, foi realizada pela SSPDS uma contratação direta por valor global maior do que o proposto em licitação, imediatamente anterior, majorada a princípio em R$ 1.190.200,00, para o mesmo objeto, o que vislumbrou indício de injustificado dano ao erário.
Todos os conselheiros…

Mulher Maravilha

A Rede UCI Cinemas já disponibilizou as vendas para as sessões da primeira semana de exibição (de 1 a 7/6) de “Mulher-Maravilha”. Os fãs, que aguardam ansiosamente pelas aventuras da super-heroína, poderão assistir ao filme em uma sessão de pré-estreia que a rede fará a partir das 20 horas do dia 31 de maio nas salas de todo país, incluindo salas IMAX e XPLUS. Os ingressos podem ser adquiridos na internet, em aplicativos de celular e nas máquinas de autoatendimento disponíveis no hall dos cinemas. Para informações de horários das sessões, basta acessar ucicinemas.com.br. Da diretora Patty Jenkins, o longa conta a história de Diana Prince (Gal Gadot), que foi treinada desde cedo para ser uma guerreira imbatível e nunca saiu da paradisíaca ilha em que é reconhecida como princesa das Amazonas. Quando o piloto Steve Trevor (Chris Pine) se acidenta e cai numa praia do local, ela descobre que uma guerra sem precedentes está se espalhando pelo mundo e decide deixar seu lar certa de que pode…

Carros 3

A terceira animação da série “Carros”, da Disney, estreia nesta quinta-feira, dia 13 de julho, nos cinemas da rede UCI de todo o país, incluindo exibição com toda a tecnologia das salas XPLUS, com som dolby atmos, e 4DX, com efeitos especiais, proporcionando uma experiência cinematográfica incomparável. A UCI também preparou combos especiais inspirados no filme e o público ainda vai poder aproveitar os descontos do “Ticket Família” para se divertir em grupo. Nas salas XPLUS, os fãs do Relâmpago McQueen vão acompanhar todos os detalhes dessa nova história através das telas gigantes e projetores definição 4K, com uma distribuição de canais que, graças ao posicionamento das caixas acústicas, torna a percepção do som, principalmente nesse caso, de corrida automobilística, a mais realista possível. Com mais de 54 auto-falantes e 128 streams de áudio, a tecnologia da sala XPLUS cria a ilusão de um campo de som infinito ao redor do espectador.
Além disso, o público do Rio de Janeiro poderá …

Meninas com câncer realizam hoje sonho da festa de 15 anos à beira mar

Nesta terça-feira, dia 15 de agosto, às 16h30, a barraca Gran Royal, na Praia do Futuro, em Fortaleza, será palco de uma festa especial. Jovens com câncer atendidas pela Associação Peter Pan comemorarão seus quinze anos com toda a pompa e circunstância que a ocasião requer. A ação voluntária é uma iniciativa da Liven Eventos, empresa especializada na realização de festas temáticas personalizadas, que por meio do Projeto Essência reúne dezenas de profissionais do mercado cearense para realizar o sonho das debutantes atendidas pela Associação Peter Pan.

Miss Ceará 2013

(www.al.ce.gov.br) - Após o primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira, as 25 candidatas à Miss Ceará 2013 (foto Máximo Moura) oram apresentadas ao parlamentares no Plenário da Assembleia Legislativa. As jovens são representantes dos municípios de Aracati, Caucaia, Fortim, Fortaleza, Graça, Guaraciaba do Norte, Horizonte, Itapajé, Itapipoca, Crato, Maracanaú, Morada Nova, Pacajus, Paraipaba, Poranga, Russas, São Benedito, Sobral, Tamboril, Tianguá e Umirim; além do bairro Meirelles, de Fortaleza, e dos clubes Ceará  e Maguary. As candidatas foram recepcionadas pelo presidente da Casa, deputado José Albuquerque (PSB), que ressaltou a importância de apoiar esse tipo de atividade cultural. “É um concurso de beleza com representantes das nossas cidades, da nossa cultura”, disse. Os deputados Paulo Facó (PTdoB) e Fátima Leite (PRTB) também avaliaram que a realização do concurso “tem grande importância para a cultura do Estado”. A coordenadora do concurso, Jorlene Cordeiro, …