Pular para o conteúdo principal

Camilo é cidadão fortalezense


O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) é cidadão fortalezense e recebeu a Medalha Boticário Ferreira, na Câmara Municipal de Fortaleza-CMFor (foto André Lima).

Presentes a solenidade no plenário Fausto Arruda os vereadores Salmito Filho, Adail Junior e Cláudia Gomes, além de secretários, deputados e empresários.

Camilo no agradecimento prometeu trabalhar mais por Fortaleza. 

Confira reportagem do www.cmfor.ce.gov.br

"A Câmara Municipal de Fortaleza realizou sessão solene nesta segunda-feira (18) para a outorga da Medalha Boticário Ferreira e a entrega do título de cidadão de Fortaleza ao Governador Camilo Santana. As homenagens foram solicitadas pelos vereadores Adail Júnior (PDT) e Cláudia Gomes (PTC), respectivamente. Com o plenário lotado de deputados federais, estaduais, vereadores, secretários municipais e estaduais, prefeitos, os convidados também ocuparam as galerias, o auditório Ademar Arruda, e o espaço de Convivência prefeito Barros Pinho, onde a sessão foi transmitida ao vivo. A solenidade foi presidida pelo vereador Salmito Filho (PDT), presidente do Poder Legislativo Municipal.

A mesa solene contou com as presenças de Isolda Cela, vice-governadora do Ceará; deputado Zezinho Albuquerque, presidente da Assembleia Legislativa; deputado Federal Leônidas Cristino; Roberto Cláudio, Prefeito de Fortaleza; desembargador Durval Aires Filho, representando o presidente do Tribunal de Justiça, Francisco Gladyson Pontes; desembargadora Maria Nailde Pinheiro, presidente do TRE-CE; vereador Adail Jr, primeiro vice-presidente da CMFor; vereadora Cláudia Gomes, terceira secretária da CMFor.

Em sua saudação ao homenageado e aos presentes, a vereadora Cláudia Gomes afirmou que decidiu apresentar o projeto de decreto legislativo, concedendo o título de cidadão ao governador Camilo Santana, por sua contribuição a Fortaleza e ao Estado do Ceará. “Gostaria de iniciar o pronunciamento parabenizando o senhor Governador pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento de Fortaleza e Ceará, sendo merecedor dessa outorga. Seu currículo é extenso e justifica essa homenagem”, ressaltou.

Disse a parlamentar que a ação política de Camilo é fruto do trato com seu povo. “Em Fortaleza, através do projeto Juntos por Fortaleza, o senhor vem trazendo muitos benefícios. Na Saúde, a criação de Policlínicas, Postos, Centro de Imagens, novos leitos no Hospital de Messejana. Na Área de Segurança, a criação de áreas integradas; o Ceará Pacífico; a posse de novos policiais; reforço da força de segurança, através do policiamento do Ronda e do BpRaio”, detalhou.

Observou que na Educação, o destaque é o programa Avance, pioneiro no país, que concede bolsa universitária e facilita o acesso do estudante ao ensino superior. Citou ainda, o ensino integral profissionalizante, a criação de Centros de Idiomas na rede estadual. “Vale lembrar o imortal Monteiro Lobato que disse que o país se faz com homens e livros. Na área de economia em sua gestão aconteceu a modernização do Aeroporto Pinto Martins, com a vida do HUB de conexão área. Nos recursos hídricos, inaugurou a barragem do Rio Cocó, eliminando as inundações, entregou do papel da casa a milhares de pessoas daquela região. Realizou a urbanização das margens do Rio Maranguapinho e a Urbanização do Dendê, entre outros projetos”.

“Tive a honra de apresentar esse projeto, que é concedido exclusivamente pelos seus méritos e trabalho em prol dos fortalezenses. É visível o desgaste dos políticos, mas temos homens que se destacam por seu espírito público. É com muita honra que entregamos hoje ao senhor essa nova certidão de nascimento”, frisou a vereadora.

Em seguida se pronunciou o vereador Adail Júnior, autor da concessão da Medalha Boticário Ferreira ao governador. “Hoje a Câmara faz esse reconhecimento. A medalha tem o nome de um homem à frente do seu tempo, assim como é o governador. Camilo é um defensor da democracia e dos direitos humanos, é um homem honrado e compromissado com o povo de nosso estado e de nossa cidade. Feito para liderar e ser espelho,” observou.

“Politico moderno e dinâmico, ele vem realizando algo que muitos achavam impensável. Manteve o Ceará nos trilhos, mesmo diante de uma grave crise que o país passou. As obras não tiveram o cronograma alterado. Prova de sua competência é que o Ceará teve um aumento de 1,37% do PIB, e isso vem refletindo em Fortaleza. Vem fazendo muito pelo Ceará e por Fortaleza ao lado do melhor prefeito do Brasil, investindo mais de R$ 2 bilhões na capital”, asseverou.

“Em 2 de junho essa parceria deixou uma marca no meu querido Antônio Bezerra. Lá foram feitas várias assinaturas de praças, areninhas e outros equipamentos. Toda a Regional III foi beneficiada, Essa verdadeira aliança do bem, sem dúvida, é um grande impulso para todos que trabalham pelo desenvolvimento de Fortaleza. Afinal o Estado não para. Contudo nada se assemelha a valorização do ser humano. O governador faz isso com maestria. Em seu recente aniversário ele não quis festa sofisticada e comemorou na Igreja na Vila Velha, cercado de amigos e do povo, o local ficou pequeno. Assim é o nosso homenageado simples, sem vaidades. Com essas breves palavras tentei apresentar um pouco de Camilo. Ele desenvolve suas ações colocando sua marca em tudo que faz. Parabéns governador!” concluiu o parlamentar.

Em seguida a vereadora Cláudia Gomes fez a entrega do título de Cidadão ao Governador e ato contínuo o vereador Adail Júnior entregou a Medalha Boticário Ferreira.

Em suas palavras de agradecimento, o governador ressaltou a alegria em estar na Câmara recebendo a maior comenda da casa, a Medalha Boticário Ferreira e o Título de Cidadão da Capital. Em três anos e meio, tenho tido várias emoções, por conquistas como na Educação Pública, que tem obtido os melhores resultados do Pais. Alcançamos índices históricos e hoje nossa Educação é modelo para vários estados do Pais. Fiz uma lei criando Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Em 2017 o Ceará alcançou a meta prevista para 2024. Com isso mais alunos chegando a Universidade, só no ano passado foram 17 mil. Sei que esse é o caminho certo para o desenvolvimento de um povo e de um país”, pontuou.

Segundo Camilo, na Economia, o Ceará tem sido exemplo de solidez fiscal e por isso o Ceará teve o maior investimento do país, o que tem proporcionado mais emprego e melhoria de vida a população. “Na nossa capital temos realizado diversas obras, de infraestrutura, saúde e segurança pública. Na Saúde estamos construindo o IJF 2, que em breve estará funcionando. Cito ainda, a urbanização do morro Santa Terezinha, do Maranguapinho, e a consolidação do Parque do Cocó. Vamos ampliar as câmeras de videomonitoramento e as equipes do Raio”.

Destacou que o combate à violência passa por ações de prevenção. “Isso estamos fazendo na Educação, com os projetos sociais e com a redução das desigualdades. Foi com esse olhar que conquistamos o maior Hub aéreo do Nordeste. Fomos mais além, e garantimos a multiplicação de voos internacionais partindo de Fortaleza, saindo de 8 para mais de 50 semanais, e um aumento significativo nas rotas nacionais”.

“Quero agradecer a Câmara, em especial o presidente Salmito Filho e os vereadores Cláudia Gomes e Adail Júnior. Isso só aumenta minha responsabilidade. Quero agradecer a equipe do governo do Estado, meus familiares, minha esposa Onélia e meus filhos Pedro e Luísa, que têm compreendido minhas ausências. Meus pais Eudoro e Ermengarda, meus exemplos; meus irmãos; amigos e ao querido povo de Fortaleza e do Ceará. Vocês representam essa fortaleza que está dentro de mim, que me faz ter mais vontade de trabalhar. Sei dos desafios que temos para transformar a cidade, mas não são superiores a nossa força e vontade de superação. Seguiremos firmes em busca de mais vitórias. Muito obrigado!” finalizou.

Perfil

Camilo Sobreira de Santana é casado com Onélia Leite Santana e pai de dois filhos, Pedro e Luisa, é um defensor incansável da Democracia, das liberdades individuais e dos direitos humanos. Nascido na cidade do Crato, no tradicional Cariri cearense, herdou dos pais, o ex-deputado Eudoro Santana e a assistente social Ermengarda Santana, o olhar solidário e comprometido para as pessoas do campo e da cidade. Em casa, aprendeu que é responsabilidade de todos a busca de uma sociedade humanizada e justa.. É engenheiro agrônomo e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professor do CENTEC, em Juazeiro do Norte. Iniciou sua vida pública como servidor público federal concursado, tendo ocupado, entre 2003 e 2004, a superintendência adjunta estadual do principal órgão público de meio ambiente do País, o Ibama.

No primeiro governo Cid Gomes (2007-2010), tornou-se Secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado. Implantou importantes programas que melhoraram as condições de vida dos agricultores, proporcionando linhas de crédito, equipamentos, assistência técnica e segura safra para milhares de produtores rurais. Iniciou o maior programa de regularização de terras do Ceará, que entregou o Título de Propriedade para mais de 50 mil agricultores cearenses.

Em 2010, foi o Deputado Estadual mais votado do Ceará, eleito com 131.171 votos. No segundo governo Cid Gomes, Camilo assumiu a Secretaria das Cidades, quando impulsionou no Ceará o programa “Minha Casa, Minha Vida” e grandes projetos urbanos e ambientais, como o Maranguapinho e o Coco, beneficiando milhares de pessoas na Região Metropolitana de Fortaleza.

Desde de janeiro de 2015, está à frente do Governo do Estado do Ceará, onde vem imprimindo sua marca pessoal alicerçada no diálogo, na proximidade com a população e na transparência. O foco de sua gestão são as pessoas e a busca de caminhos que levem o Ceará ao desenvolvimento econômico e social capaz de garantir qualidade de vida aos cearenses. Em fortaleza junto com o prefeito Roberto Cláudio implantou o programa “Juntos por Fortaleza.”

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.