Pular para o conteúdo principal

Os selecionados para Competitiva do Cine Ceará 2018


O 28° Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema selecionou 13 produções para a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem e 24 curtas para a Mostra Olhar do Ceará, que serão exibidos durante o festival, a ser realizado em Fortaleza de 4 a 11 de agosto.

Para a Competitiva Brasileira foram selecionados curtas-metragens de seis estados, dos quais quatro do Rio de Janeiro, três de São Paulo, dois do Ceará, dois de Pernambuco, um de Goiás e um de Minas Gerais.

O Drama vai marcar esta mostra, com o gênero presente em sete dos 13 concorrentes. É o caso dos dois cearenses: “A canção de Alice”, de Bárbara Cariry, e “Capitais”, de Kamilla Medeiros e Arthur Gadelha. Além de Drama, a mostra também contará com Animação, Fantasia, Aventura, Documentário e Suspense.

Os selecionados disputam o troféu Mucuripe nas categorias Melhor Curta-Metragem, Direção, Roteiro, Produção Cearense e Prêmio da Crítica. A curadoria foi composta pelo cineasta e professor Telmo Carvalho e a produtora Mariana Medina.

Os selecionados para a Competitiva Brasileira

Eu sou o Super-Homem. Dir. Rodrigo Batista. Aventura. 19 min. 2017. São Paulo

A Ponte. Dir. Rafael Câmara. Drama. 15 min. 2017. São Paulo.

Nomes que importam. Dir. Angela Donini e Muriel Alves. Documentário. 15 min. 2018. Rio de Janeiro.

O vestido de Myriam. Dir. Lucas H. Rossi. Drama. 15 min. 2017. Rio de Janeiro.

A menina banda. Dir. Breno César. Fantasia. 24:49 min. 2018. Pernambuco.

Plantae. Dir. Guilherme Gehr. Animação. 10 min. 2017. Rio de janeiro.

A escolha de Isaac. Dir. Sergio GAG. Drama. 24 min. 2018. São Paulo.

Maria Cachoeira. Dir. Pedro Carcereri. Suspense. 11 min. 2017. Minas Gerais.

A canção de Alice. Dir. Bárbara Cariry. Drama. 15 min. 2018. Ceará.

Capitais. Dir. Kamilla Medeiros e Arthur Gadelha. Drama. 11 min. 2018. Ceará.

O Evangelho segundo Tauba e Primal. Dir. Márcia Deretti. Animação. 11 min. 2018. Goiás.

Só por hoje. Dir. Sabrina Garcia. Drama. 19 min. 2017. Rio de Janeiro.

Nova Iorque. Dir. Leo Tabosa. Drama. 24 min. 2017. Pernambuco.

MOSTRA OLHAR DO CEARÁ - A 28ª edição do Cine Ceará bateu alguns recordes, um deles foi o número de curtas cearenses inscritos. Foram 116 produções, 19 a mais do que em 2017. Desse total, dois foram selecionados para a Competitiva Brasileira de Curta-Metragem e pelo segundo ano consecutivo ficou a cargo da Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine) a seleção para a Mostra Olhar do Ceará, escolhendo 24 curtas dentre os mais de 100 inscritos. “Optamos por fazer um recorte de curtas cearenses, que convocam diferentes formas de pensar e fazer cinema”, revela a comissão de curadoria da Aceccine, composta por Beatriz Saldanha, Camila Vieira, Diego Benevides, Raphael PH Santos e Thiago César.

Os filmes da Mostra Olhar do Ceará serão distribuídos em quatro sessões com eixos temáticos: ‘Pertencer a um território’, ‘Compor um Retrato’, ‘Experimentar o artifício’ e ‘Reinventar as identidades’. “Os filmes selecionados constituem um conjunto de gestos criativos, que acabam por dimensionar um panorama do que percebemos no contato com os 116 curtas inscritos”, explica a comissão em texto enviado ao festival na entrega da lista de selecionados.
Os selecionados para a Mostra Olhar do Ceará

180 Graus. Dir. Tay Moreira. Documentário. 10 min. 2018. Ceará.

A gênese de cima: Uma história não escrita. Dir. Jhonatan Freitas. Documentário. 18:44 min 2017. Ceará.

A milésima segunda noite. Dir. Ariel Volkova e Taís Augusto. Ficção. 17 min. 2018. Ceará.

Andros. Dir. Anio Tales Carin. Ficção. 19 min. 2018. Ceará.

Boca de loba. Dir. Bárbara Cabeça. Ficção. 19 min. 2018. Ceará.

Cartuchos de Super Nintendo em Anéis de Saturno. Dir. Leon Reis. Ficção. 19 min. 2018. Ceará.

Curimba. Dir. Paolla Menchetti. Documentário. 19:46 min. 2018. Ceará.

Eroica. Dir. Josy Macedo. Ficção. 16 min. 2017. Ceará.

Escafandro. Dir. Carol Morais. Experimental. 13:42 min. 2017. Ceará.

Leide. Dir. João Marcos Maia. Documentário. 13 min. 2019. Ceará.

Maria Maculada. Dir. Bruno Bressam e Leão Neto. Documentário. 20 min. 2018. Ceará.

Não fique triste, menino. Dir. Clébson Oscar. Documentário. 8 min. 2018. Ceará.

Nego tem que se virar. Dir. Mike Dutra. Ficção. 23 min. 2017. Ceará.

Nenúfares. Dir. Beatriz Lizaviêta. Ficção. 21 min. 2018. Ceará.

O mergulho dos pássaros. Dir. Harley Almeida. Experimental. 13 min. 2018. Ceará.

Ponte velha. Dir. Victor de Melo. Documentário. 23 min. 2018. Ceará.

Presente. Dir. Rodrigo Pedroza. Experimental. 16.20 min. 2018. Ceará.

Quando o mar. Dir. Lua Alencar. Experimental. 10 min. 2018. Ceará.

Sessão especial. Dir. Gabriela Queiroz. Ficção. 20 min. 2017. Ceará.

Sudestino(s). Dir. Germano de Sousa. Documentário. 20 min. 2017. Ceará.

Tempo de tudo, tempo de nada. Dir. Ana de Sousa. Documentário. 15 min. 2018. Ceará.

Terra ausente. Dir. Robson Levy. Ficção. 14 min. 2018. Ceará.

Teto. Dir. Darwin Marinho. Experimental. 15 min. 2017. Ceará.

Virá dos Olhos Teus. Dir. Anderson Damasceno. Ficção. 22 min. 2018. Ceará.

Em breve o Cine Ceará divulgará a Mostra de Cinema Peruano, que será realizada de 31 de julho a 5 de agosto na Caixa Cultural Fortaleza, as exibições especiais, homenagens, entre outras informações desta edição. O 28º Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, do Ministério da Cultura, via Secretaria do Audiovisual, e Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes. Patrocínio: M. Dias Branco, Banco do Nordeste e Café Santa Clara.

SERVIÇO
28° Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema - De 4 a 11 de agosto de 2018 em Fortaleza. Informações: www.cineceara.com. E-mail:contatos@cineceara.com. Tel: (85) 3055-3465. Grátis.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".