Pular para o conteúdo principal

Semana do Rock no CCBNB tem atividades em várias linguagens

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Rock (13 de julho), o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) une os campos artístico e acadêmico, em uma aproximação recheada de temas em torno do gênero. Durante três dias seguidos (12 a 14 de julho), os visitantes do equipamento terão a oportunidade de conferir uma série de atividades gratuitas sobre o gênero. A “Semana do Rock: uma história cultural” é uma mostra de filmes, debates, shows e oficinas que tem como objetivo valorizar sobretudo a multiculturalidade.

Segundo o gerente do CCBNB-Fortaleza, Maurício Lima, os eventos vão tratar sobre a relação do Rock com a moda, o marketing, a economia criativa, as significações sociais e culturais, o cinema, as vivências teatrais. Também haverá oficinas e shows que vão contar a história do Rock no mundo, no Brasil e no Ceará. O Rock é uma expressão relacionada à revolução de costumes, e começou a partir dos anos de 1950 a reinventar a música de consumo, se beneficiando de condições culturais e criando novas estéticas.

Serviço
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO ROCK 


Amanhã (12)
10h30 – Exibição do filme Hair
A película conta a história de um jovem do interior dos Estados Unidos convocado para a Guerra do Vietnã, que chega a Nova York para apresentar-se ao exército e se torna amigo de um grupo de hippies da cidade, adeptos do pacifismo e contrários à guerra. Direção: Milos Forman. Elenco: John Savage, Treat Williams e Beverly D´Angelo, 120 min.

12h30 – Musical Acústico
Em seu acústico, Marcelo Justa (guitarrista, violonista, cantor e compositor cearense) fala um pouco de estilo e da história de alguns ícones do rock mundial. Marcelo é autor de jingles, além de atuações ao lado de artistas como Beto Guedes e Overtrio. Atualmente, se apresenta com o trio instrumental Caixa de Som.

14h – Vivência Teatral – Como o rock lhe toca?
Uma vivência teatral com José Roberto Michelazzo e João Alfredo Boni de Meirelles – psicólogo, psicoterapeuta clínico com formação em Psicodrama, Sociodrama, Gestalt Terapia, Terapia Familiar e Comunitária. A tarefa dos “sociodramatistas” é a observação e análise apurada da abordagem dos autores, diretores e atores na criação de cenas de um cotidiano comum daquelas pessoas pertencentes a qualquer grupo social ou público. Desta maneira, busca-se diminuir a distância entre palco e plateia, entre especialistas e leigos, provocando no evento novas formas de contato, interação, reflexão e aprendizagem.

Os exercícios dramáticos possibilitam cenas por onde podem ser discutidas identificações, comportamentos, noções de posturas, definições de funções e papéis dentro de equipes e grupos, noções de dinâmicas relacionais, entre vários outros aspectos. Importante também mostrar um relacionamento humanizado e lúdico, valorizando a formação de vínculos em suas diversas formas e funções. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 120 minutos.

16h15 – Debate – O rock e os seus significados sociais/culturais
Debate com Cleyton Monte – Doutor em Sociologia (UFC) e professor da Faculdade Cearense. Mediação: Carlinhos Perdigão (arte-educador, autor do livro Fragmentos: poemas e ensaios e do disco Palavra).

17h30 – Workshop
“O rock’n roll e o contrabaixo”, com Alan Kardec (multiinstrumentista, um dos nomes mais destacados da música cearense na atualidade).

19h – Gerard Presley e Banda – show musical / cover
Nasceu musicalmente dentro do fã clube de Elvis Presley em Fortaleza, chamado Gang Ceará. Esse fã clube foi fundado em 1962, sendo portanto, o mais antigo no estado. Gerard Presley está pronto para animar qualquer evento em qualquer lugar do Brasil.

Sexta-feira (13)

10h30 – Vivência Teatral – Como o rock lhe toca?

Uma vivência teatral com José Roberto Michelazzo e João Alfredo Boni de Meirelles – psicólogo, psicoterapeuta clínico com formação em Psicodrama, Sociodrama, Gestalt Terapia, Terapia Familiar e Comunitária.

12h30 – Musical Acústico – com Cláudio Oliveira

Músico autodidata, Cláudio Oliveira integra a Casa do Blues, entidade que congrega bandas e artistas dedicados ao blues em Fortaleza. Fez parte da banda Puro Malte, entre 2006 e 2015, e participações em importantes festivais, tais como Festival Jazz & Blues, Festival Canoa Blues, Rock Cordel, Blues do Nordeste, Festival Oi Blues By Night e Mostra Petrúcio Maia.

13h45 – Workshop – A voz no rock

Englobando músicas além do classic rock, Fets Dômino trabalhou com vários clássicos oitentistas, temas de filmes e uma pitada de pop internacional para agitar a noite. Com 20 anos de atividade artística, Fets foi vocalista de bandas como: Espinhos, ZZBottom, Veredicto, Vulcani, Fetsband, Chopis Centis, Bluesnake, Odyssey, Sollitude.

15h – Workshop – A guitarra no rock

Abraham Paiva é guitarrista, músico profissional há mais de 20 anos, atuou em diversas bandas do cenário local como a Zero85, a Zeppelin-Blues, além de atuar nos mais diversos shows com artistas do peso de Paulo Façanha, David Duarte e outros.

16h15 – Debate – O rock e a moda

Debate com Graça Cabral, sócia fundadora e atualmente diretora de comunicação do São Paulo Fashion Week. Foi vice-presidente do INMOD – Instituto Nacional de Moda e Design. Atua também como consultora e mentora em projetos de aceleração de micros e pequenas empresas em todo o Brasil. Mediação: Diego Gregório - assessor de comunicação, stylist e editor do blog de moda Homem Etc do jornal O Povo, e Carlinhos Perdigão - músico e arte-educador.

17h20 – Debate – Os percursos do rock no Brasil

Debate com Renato Ângelo – Mestre em Políticas Públicas (Uece) e professor da Faculdade Cearense. Mediação: Katiusha de Moraes – produtora cultural, especialista em Teorias da Comunicação, mestra e doutoranda em Linguística Computacional (UFC).

18h45 – Show musical – O verbo

O Verbo vem se apresentando em eventos de portes variados. Bares, restaurantes, eventos corporativos, grandes festivais... Enfim, em todo lugar onde é permitido obter aplausos da plateia. A banda sempre teve a preocupação de agitar, interagir e, graças a essa iniciativa, consegue arregimentar um público fiel que sempre a acompanha. O Verbo já dividiu o palco com grandes artistas como O Rappa, Nando Reis, Skank, Kid Abelha, Lulu Santos, Nenhum de Nós, Engenheiros do Hawaii, entre outros.

Sábado (14)

12h30 – Exibição de filme – Show da cantora Cássia Eller no Festival Rock in Rio, em janeiro de 2001. Um filme apaixonante e fiel à mulher que foi Cássia Eller, ícone do rock nacional.

13h45 – Exibição de filme – Quase famosos

O longa, baseado na vida pessoal do diretor, versa sobre um rapaz de 15 anos, aspirante a jornalista, e que consegue trabalho na revista Rolling Stone. Ele terá que acompanhar o grupo fictício Stillwater em sua primeira excursão nos Estados Unidos. 2001. Direção: Cameron Crowe. Elenco: Patrick Fugit,

Billy Cruddup, Kate Hudson e Frances McDormand.

16h15 – Debate – A economia criativa, o mercado e a estética no rock

Debate com Graça Cabral – sócia fundadora e diretora de comunicação do São Paulo Fashion Week; e com Sérgio Costa – sociólogo (UFC) e publicitário (Fanor), é guitarrista da Lowelldive e trabalha na agência Being Marketing. Mediação: Carlinhos Perdigão – músico e arte-educador.

17h45 – Workshop – O rock’n roll e a bateria

Aristides Cavalcante é diplomado pela American Institute of Music, de Viena, é professor licenciado pela Universidade

Estadual do Ceará (Uece), especialista em Arte-Educação pela Universidade do Vale do Acaraú (UVA) e instrumentista com experiência internacional, tendo tocado nos EUA e na Europa.

19h – Show Musical – Rubber Soul

“Como músicos e artistas, temos o dom de criar, portanto, a música vai mudando a cada apresentação; não queremos apenas copiar os discos dos Beatles, afinal eles mesmos davam uma dinâmica diferente às músicas quando as tocavam ao vivo”.

Depois do sucesso da Festa do Frequência Beatles, a Rubber Soul retomou suas atividades em 2018. Prestigie o seu blog! Compartilhe os novos eventos. Compareça ao show! Não deixe a chama das “Beatlemania” se apagar!

A banda tem 23 anos de estrada. Segundo Marcelo Renegado, fazer rock no Ceará era muito difícil. Atualmente nem tanto, pois o público interessado nesse ritmo e grupos que tocam rock cresceram no estado. Mas quando eles começaram, nos anos 1990, afirmaram que a própria banda, para divulgar o trabalho deles, tinha que criar eventos, ir atrás de lugares, equipamentos e fazer toda a estrutura para um show acontecer.


Leia também:
28º Cine Ceará divulga Mostra de Cinema Peruano
Caixa Cultural Fortaleza apresenta O Circo de Só Ler

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".