Pular para o conteúdo principal

Arbitragem carioca para Ceará x Santos no Presidente Vargas

O Ceará enfrenta o Santos (SP), nesta quarta-feira (oito), em partida antecipada da 20ª rodada do Brasileirão 2018 Série A,

O jogo será às sete e meia da noite, no estádio Presidente Vargas.

A arbitragem carioca já está escalada:



O Ceará ocupa a 19ª colocação com 16 jogos, 14 pontos, saldo negativo de nove gols e aproveitamento de 29%.

O Santos está na 17ª posição com 16 jogos, 17 pontos, saldo negativo de três gols e 35% de aproveitamento.
-----------------------------
"Santistas de todo o mundo, fiquem sabendo que, historicamente, o jogo contra o Ceará tem uma diferença pequena de gols. Dois, no máximo. A única goleada ocorreu justamente na primeira partida entre ambos, há 71 anos, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. Mas essa história será contada mais abaixo pelo historiador Guilherme Gomez Guarche.

Só estou aqui para dizer que tudo indica que o jogo desta quarta-feira, às 19h30, no Castelão, em Fortaleza, adiantado do segundo turno do Campeonato Brasileiro, deverá ser bem disputado. Informa o nosso Centro de Memória que Santos e Ceará já se enfrentaram 12 vezes, com seis vitórias santistas, três do alvinegro cearense e três empates, 19 gols do Santos e 13 do adversário.

Dez desses jogos foram pelo Campeonato Brasileiro e o Santos venceu seis deles, perdeu três e empatou três, marcou 12 gols e sofreu 11. Apenas no Estádio Presidente Vargas foram cinco partidas, com duas vitórias de cada lado e um empate, nove gols do Santos e oito do Ceará.

Ainda segundo o nosso Centro de Memória, os artilheiros santistas do confronto são:

1 – Caxambu, três gols.

2 – Bruno Aguiar, dois gols.

3 – Adolfrises, Aluisio Guerreiro, Borges, Diogo, Juary, Keirrison, Nélson Borges, Neymar, Nilton Batata, Oberdan, Pelé, Pirombá, Rodrygo e Pio (contra), um gol cada.

Bem, agora vamos ao artigo sobre a primeira partida e a única goleada ocorrida nesse tradicional duelo de alvinegros.

O Rei do Norte/Nordeste

Guilherme Gomez Guarche

Uma verdadeira epopeia, é assim que podemos denominar essa longeva e exaustiva excursão do Santos FC por gramados do Norte/Nordeste brasileiro iniciada em 27 de novembro de 1946, data na qual a delegação do Alvinegro Praiano deixou a cidade de São Paulo, viajando de avião pela primeira vez, em sua centenária história.

A delegação decolou do aeroporto de Congonhas a bordo de uma aeronave da empresa Transcontinental, em viagem que demorou quase 11 horas até o aeroporto de Recife, onde teria início essa magistral campanha que deu ao Santos FC o título de campeão do Norte/Nordeste.

Nesse giro, que até os dias atuais é o mais longo de todas as excursões do time santista, foram disputadas 15 partidas, com o Peixe obtendo 12 vitórias e três empates, sem sentir o sabor de uma só derrota. Caxambu, com 19 gols, e Adolfrises, com 18, foram os principais goleadores do Peixe.

Waldomiro Jamal, mais conhecido como Caxambu, tinha esse apelido por ter nascido na cidade mineira do mesmo nome, no dia 1º de novembro de 1916. Antes de jogar no Alvinegro ele estava defendendo o EC Pelotas, do Rio Grande do Sul.

Nessa épica viagem é que o alvinegro mais famoso do mundo enfrentou o Ceará Sporting Club pela primeira vez. A partida foi a sexta da excursão e terminou com a goleada santista por 5 a 2. A seguir, a ficha técnica do confronto:

Santos FC 5 a 2 Ceará SC, amistoso em 22/12/1946

Local: Estádio Presidente Vargas

Árbitro: José Nogueira (Planika)

Santos: Osni, Artigas e Expedito; Nenê, Dacunto e Ayala; Pirombá, Canhoto (Zeferino), Caxambu, Adolfrises (Maracaí) e Ruy. Técnico: Abel Picabéa.

Ceará: Walter (Pintado); Saraiva e Popó; Ozéias, Odilon (Andrade) e Pereira; Balinha, Defeito, Charutinho, Lima e Mitotonio.

Gols do Santos: Caxambu (três), Adolfrises e Pirombá.

Gols do Ceará: Charutinho e Odilon.

A viagem de Natal para Fortaleza foi feita a bordo do navio “Comandante Ripper”, do Lloyd Brasileiro, que zarpou da capital potiguar pela madrugada do dia 18 de dezembro, chegando à Fortaleza na manhã do dia seguinte. Na ponte metálica do cais fortalezense, a delegação foi recebida pelos representantes de todos os clubes locais e pelos presidentes da Federação Cearense e do Fortaleza Esporte Clube. Finda a troca de cumprimentos, que teve lugar no Viaduto Moreira da Rocha, a delegação rumou para o Hotel Excelsior, onde lhe foram destinados os aposentos. Ainda na capital cearense o Peixe disputou mais três partidas nesse giro, tendo vencido duas e empatado uma.

Segundo apuramos, a impressão deixada pela equipe do Santos no encontro com o Ceará SC, principalmente no segundo período, foi das melhores. Tanto assim que a crônica esportiva local teceu fartos elogios à atuação do Alvinegro. Depois que deixou a terra do poeta José de Alencar, a delegação santista, chefiada por Acácio de Paula Leite Sampaio, viajou para São Luiz nas asas da Panair do Brasil.

O retorno à cidade de Santos só ocorreu em 7 de fevereiro de 1947, após dois meses e 11 dias de viagem. A delegação foi recebida ainda na Via Anchieta, na altura da cidade de Cubatão, sendo escoltada por vários automóveis até chegar a Santos, onde parou defronte ao jornal “A Tribuna”, seguindo depois para a sede do clube, na rua Itororó, 27,no centro da cidade, local em que ocorreu um demorado e estridente foguetório de recepção a toda comitiva do lídimo representante da terra de Brás Cubas.

Odair Cunha, do santosfc.com.br

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".