Pular para o conteúdo principal

Lula, Camilo e Ciro

Comenta-se, nas rodas políticas cearenses, que a causa da não ida dos Ferreira Gomes (PDT) à convenção, que homologou Camilo Santana (PT) à reeleição, fora o tal banner, onde via-se a imagem do governador-candidato ladeado por Lula e Ciro, ambos disputando a Presidência do Brasil.

O burburinho me remeteu, automaticamente, a uma fábula que ouvi muito na infância: O Velho, o menino e o burro. 

Texto e foto por Carmen Pompeu (*)

Convenção PT-PDT
A imagem de Ciro, Camilo e Lula, todos 3 no mesmo banner, deu o que falar:

- Como é que pode, apoiar dois candidatos a presidente!!!, diziam os presentes ao evento.

Tivesse Camilo colocado apenas a imagem do ex-presidente, os irmãos pedetistas poderiam ter ficado ainda mais zangados com ele:

- Quanta ingratidão! Por a imagem do Lula, que sequer apareceu no Ceará nas eleições de 2014, e esquecer o Ciro, que esteve com ele o tempo todo!!!!, diriam, com certeza.

O contrário – esquecer Lula e colocar apenas a imagem de Ciro - também daria motivos para comentários críticos:

- Que tipo de petista é esse, que esquece o Lula, coitado, preso sem motivo algum!!!, diriam os companheiros de partido do governador cearense.

Camilo, como que tentando encontrar a maneira correta de agir, colocou Ciro e Lula no mesmo banner. Tivesse ele esquecido os dois, o falatório, certamente, seria igual.

Para quem não lembra ou para quem nunca ouviu falar, eis a estorinha do Velho, o menino e o burro:


“Um velho resolveu vender seu burro na feira da cidade. Como iria retornar andando, chamou seu neto para acompanhá-lo. Montaram os dois no animal e seguiram viagem.

Passando por umas barracas de escoteiros, escutaram os comentários críticos; " Como é que pode, duas pessoas em cima deste pobre animal !".

Resolveram então que o menino desceria, e o velho permaneceria montado. Prosseguiram...

Mais na frente tinha uma lagoa e algumas velhas estavam lavando roupa. Quando viram a cena, puseram-se a reclamar; " Que absurdo ! Explorando a pobre criança, podendo deixá-la em cima do animal."

Constrangidos com o ocorrido, trocaram as posições, ou seja, o menino montou e o velho desceu.

Tinham caminhado alguns metros, quando algumas jovens sentadas na calçada externaram seu espanto com o que presenciaram; "Que menino preguiçoso ! Enquanto este velho senhor caminha, ele fica todo prazeroso em cima do animal. Tenha vergonha !"

Diante disto, o menino desceu e desta vez o velho não subiu. Ambos resolveram caminhar, puxando o burro.

Já acreditavam ter encontrado a fórmula mais correta quando passaram em frente a um bar. Alguns homens que ali estavam começaram a dar gargalhadas, fazendo chacota da cena; " São mesmo uns idiotas ! Ficam andando a pé, enquanto puxam um animal tão jovem e forte !"

O avô e o neto olharam um para o outro, como que tentando encontrar a maneira correta de agir.

Então ambos pegaram o burro e o carregaram nas costas !!!”


PS.: Meu pai costumava me contar isso toda vez que eu precisava tomar uma decisão e temia desagradar alguém. Ele dizia que era para eu agir conforme a minha consciência, sem me importar tanto com a opinião alheia.


(*) Carmen Pompeu é jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará.

Comentários

Mais lidas da semana

Colégio Estadual Liceu do Ceará completa 173 anos de fundação

O Colégio Estadual Liceu do Ceará completa nesta sexta-feira (19), 173 anos de fundação.



As atividades do Liceu começaram em 19 de outubro de 1845, com 98 matrículas, sob direção de Thomaz Pompeu de Sousa Brasil (Senador Pompeu).
O curso secundário tinha duração de seis anos e as aulas eram ministradas nas próprias casas dos professores.
Somente em 1894, no governo do coronel Bezerril Fontenelle, foi inaugurada a primeira sede própria, na Praça dos Voluntários, no Centro de Fortaleza.
Desde 1937 a sede mudou para Praça Gustavo Barroso, na Jacarecanga.

No início foram ministradas aulas de Filosofia Racional e Moral, Retórica e Poética, Aritmética, Geometria, Trigonometria, Geografia, História, Latim, Francês e Inglês aos seus 98 alunos matriculados.

Leia também:
Bicentenário do Senador Pompeu, o senador do Império

Meninas com câncer realizam hoje sonho da festa de 15 anos à beira mar

Nesta terça-feira, dia 15 de agosto, às 16h30, a barraca Gran Royal, na Praia do Futuro, em Fortaleza, será palco de uma festa especial. Jovens com câncer atendidas pela Associação Peter Pan comemorarão seus quinze anos com toda a pompa e circunstância que a ocasião requer. A ação voluntária é uma iniciativa da Liven Eventos, empresa especializada na realização de festas temáticas personalizadas, que por meio do Projeto Essência reúne dezenas de profissionais do mercado cearense para realizar o sonho das debutantes atendidas pela Associação Peter Pan.

Morre radialista Marco Antônio Júnior

O radialista Elvis Marlon Dumbo informa a morte nesta segunda-feira (15) do radialista Marco Antônio Júnior (foto álbum de família), ex-Rádio Verdes Mares FM 93:

"O dia amanheceu mais triste, pela partida do meu amigo e colega, Marco Antonio Junior, (FM 93) um dos grandes comunicadores do rádio cearense e um dos mais queridos. O 'Marquinhos' como era chamado sofria de problemas cardíacos e chegou a sofrer um AVC há tempos atrás. Hoje pela madrugada o seu coração veio pregar essa peça na vida dessa família que esse ano já perdeu o 'Fonsequinha Porto'. Vá em paz meu querido. Fica aqui a lembrança de um amigo sincero e bom companheiro!".

Porto Iracema das Artes: cineasta João Moreira Salles realiza minicurso

Um dos mais reconhecidos diretores de não-ficção do Brasil, João Moreira Salles estará na escola Porto Iracema das Artes entre os dias 05 e 08 de novembro para ministrar o minicurso “O que é um documentário?”. A formação, que é inteiramente gratuita e contará com 60 vagas, acontecerá de 15h às 18h30min, no auditório da Escola. Entre os pré-requisitos, é preciso ter idade mínima de 18 anos e ser estudante de cinema ou realizador de audiovisual. As inscrições iniciam nesta quinta-feira (18) e seguem até 25 de outubro no site do Porto (http://www.portoiracemadasartes.org.br/inscricoes/).

Para tentar responder à pergunta “O que é um documentário?”, João Moeira Salles percorrerá parte da bibliografia sobre cinema não-ficcional para tratar das definições clássicas do gênero e explicar por que nenhuma delas satisfaz o diretor de No Intenso Agora (2017). A ideia é refletir junto com os participantes do curso o critério proposto por ele para identificar o que distingue o documentário do cinema …

Fortaleza Esporte Clube festeja 1º Centenário nesta quinta-feira

O Fortaleza Esporte Clube (FEC) completa nesta quarta-feira (18), 100 anos de fundação.

Fundado em 18 de outubro de 1918, na Rua Barão do Rio Branco, entre ruas Pedro I e Pedro Pereira, no Centro de Fortaleza, por Alcides Santos e um grupo de seis amigos, o FEC está prestes a comemorar o primeiro centenário com o acesso à Série A (Primeirona) do Brasileirão 2019.

Um dos primeiros times a homenagear o FEC no seu Primeiro Centenário foi o Ceará Sporting Cluve, que através de suas redes sociais (facebook, twitter e instagram) publicou:

"Parabéns, Fortaleza EC, pelos 100 anos de fundação. Que a rivalidade fique dentro de campo e que fora dele prevaleça sempre a paz."


O presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio, publicou mensagem pelos 100 anos do Fortaleza:



O governador reeleito do Ceará, Camilo Santana (PT) parabenizou o Fortaleza pelo primeiro centenário:
"Parabenizo ao Fortaleza Esporte Clube pelo seu centenário, comemorado neste 18 de outubro. Dono de …