Pular para o conteúdo principal

Morre F. S. Nascimento

O professor Durval Aires Filho comunica o falecimento do intelectual F. S. Nascimento.



"F. S. NASCIMENTO
Neste domingo último, Luciano Maia manda uma mensagem triste para mim, informando sobre o desaparecimento de F.S. Nascimento, nosso colega da Academia Cearense de Letras. Logo vem a superfície o seu perfil de crítico literário. Aliás, tomo a sua obra como responsável pela minha formação literária, no que tange a exegese, no contexto de um Ceará cuja produção se conservava, até a sua chegada, em analises de autores consagrados -- José de Alencar, Machado de Assis, escritores do século XIX e autores do romance regional -- não fosse ainda à novidade do “new criticism”, quando seus estudos rompem com o impressionismo, marcados com a ótica objetiva, desprezando, na sua técnica de avaliação, critério que não fossem literários.

Em A Estrutura Desmontada, F.S, Nascimento procedeu a uma organizada investigação de duas “novelas-reportagens” de meu pai: Os Amigos do Governador e Barra da Solidão, as quais haviam sido resenha no jornal O Estado de São Paulo, pelas inovações no terreno da nova ficção. Aliás, o mesmo empenho se repete em Três Momentos da Ficção Menor, uma eficiente avaliação moderna do conto no Ceará, revelando, por exemplo, novas técnicas narrativas empreendidas por Eduardo Campos.

Segundo Fábio Lucas, além da pormenorizada avaliação estética dos processos narrativos de Durval Aires, Nascimento nomeia e classifica os próprios critérios de análise literária e experimenta o seu alcance prático. Quer dizer: sua escrita não se restringe ao trabalho puramente teórico e especulativo. Nesse intento, os ensinamentos múltiplos sobre a arte da narrativa, se revelam importantes, constituindo-se uma das boas contribuições à análise e à interpretação da narrativa no Brasil, ao combinar duas coisas, segundo ainda o crítico mineiro: a serenidade da segurança cultural e o entusiasmo da criação da metalinguagem.

Penso, nesse propósito, que o sucesso e êxito científico de uma abordagem, ao desmontar uma estrutura, se devem essencialmente ao empenho e amor ao projeto. Ao desenvolver o que elaborou em nível de método, sobreposta a obra literária, é visível em F.S. Nascimento a paixão pela pesquisa parcimoniosa, a revelação do laboratório (bibliográfico) que formou no entorno, ao dissecar o texto e revelar suas possibilidades, o que demonstra que, ao percorrer esses caminhos, o crítico é tão fabulosamente criativo e criador quanto o seu objeto: o autor investigado.

Pernambucano de Serrita, F.S. Nascimento foi um dos maiores críticos literários que conheci. Foi diretor da Imprensa Universitária e da Divisão de Intercâmbio Cultural, na época em que meu pai era do Comitê de Imprensa e Francisco Carvalho figurava como secretário do Conselho Universitário, na gestão do Reitor Martins Filho.

Autor de vários livros, publicou: A Estrutura Desmontada (editada, originalmente em 1972, pela Imprensa Universitária da UFC), Quadrilátero da Seca (1988), Três Momentos da Ficção Menor (1981) e Apologia de Augusto dos Anjos e Outros Estudos ( 1990), além de inúmeros trabalhos que publicou em revistas especializadas.
"


Leia também:
Reitor da UFC recebe Troféu Eusélio Oliveira
Festival de Dança do Litoral Oeste comemora 10 anos
Turnê Thiago Pethit na Caixa Cultural Fortaleza

Comentários

Mais lidas da semana

Colégio Estadual Liceu do Ceará completa 173 anos de fundação

O Colégio Estadual Liceu do Ceará completa nesta sexta-feira (19), 173 anos de fundação.



As atividades do Liceu começaram em 19 de outubro de 1845, com 98 matrículas, sob direção de Thomaz Pompeu de Sousa Brasil (Senador Pompeu).
O curso secundário tinha duração de seis anos e as aulas eram ministradas nas próprias casas dos professores.
Somente em 1894, no governo do coronel Bezerril Fontenelle, foi inaugurada a primeira sede própria, na Praça dos Voluntários, no Centro de Fortaleza.
Desde 1937 a sede mudou para Praça Gustavo Barroso, na Jacarecanga.

No início foram ministradas aulas de Filosofia Racional e Moral, Retórica e Poética, Aritmética, Geometria, Trigonometria, Geografia, História, Latim, Francês e Inglês aos seus 98 alunos matriculados.

Leia também:
Bicentenário do Senador Pompeu, o senador do Império

Meninas com câncer realizam hoje sonho da festa de 15 anos à beira mar

Nesta terça-feira, dia 15 de agosto, às 16h30, a barraca Gran Royal, na Praia do Futuro, em Fortaleza, será palco de uma festa especial. Jovens com câncer atendidas pela Associação Peter Pan comemorarão seus quinze anos com toda a pompa e circunstância que a ocasião requer. A ação voluntária é uma iniciativa da Liven Eventos, empresa especializada na realização de festas temáticas personalizadas, que por meio do Projeto Essência reúne dezenas de profissionais do mercado cearense para realizar o sonho das debutantes atendidas pela Associação Peter Pan.

Morre radialista Marco Antônio Júnior

O radialista Elvis Marlon Dumbo informa a morte nesta segunda-feira (15) do radialista Marco Antônio Júnior (foto álbum de família), ex-Rádio Verdes Mares FM 93:

"O dia amanheceu mais triste, pela partida do meu amigo e colega, Marco Antonio Junior, (FM 93) um dos grandes comunicadores do rádio cearense e um dos mais queridos. O 'Marquinhos' como era chamado sofria de problemas cardíacos e chegou a sofrer um AVC há tempos atrás. Hoje pela madrugada o seu coração veio pregar essa peça na vida dessa família que esse ano já perdeu o 'Fonsequinha Porto'. Vá em paz meu querido. Fica aqui a lembrança de um amigo sincero e bom companheiro!".

Porto Iracema das Artes: cineasta João Moreira Salles realiza minicurso

Um dos mais reconhecidos diretores de não-ficção do Brasil, João Moreira Salles estará na escola Porto Iracema das Artes entre os dias 05 e 08 de novembro para ministrar o minicurso “O que é um documentário?”. A formação, que é inteiramente gratuita e contará com 60 vagas, acontecerá de 15h às 18h30min, no auditório da Escola. Entre os pré-requisitos, é preciso ter idade mínima de 18 anos e ser estudante de cinema ou realizador de audiovisual. As inscrições iniciam nesta quinta-feira (18) e seguem até 25 de outubro no site do Porto (http://www.portoiracemadasartes.org.br/inscricoes/).

Para tentar responder à pergunta “O que é um documentário?”, João Moeira Salles percorrerá parte da bibliografia sobre cinema não-ficcional para tratar das definições clássicas do gênero e explicar por que nenhuma delas satisfaz o diretor de No Intenso Agora (2017). A ideia é refletir junto com os participantes do curso o critério proposto por ele para identificar o que distingue o documentário do cinema …

Fortaleza Esporte Clube festeja 1º Centenário nesta quinta-feira

O Fortaleza Esporte Clube (FEC) completa nesta quarta-feira (18), 100 anos de fundação.

Fundado em 18 de outubro de 1918, na Rua Barão do Rio Branco, entre ruas Pedro I e Pedro Pereira, no Centro de Fortaleza, por Alcides Santos e um grupo de seis amigos, o FEC está prestes a comemorar o primeiro centenário com o acesso à Série A (Primeirona) do Brasileirão 2019.

Um dos primeiros times a homenagear o FEC no seu Primeiro Centenário foi o Ceará Sporting Cluve, que através de suas redes sociais (facebook, twitter e instagram) publicou:

"Parabéns, Fortaleza EC, pelos 100 anos de fundação. Que a rivalidade fique dentro de campo e que fora dele prevaleça sempre a paz."


O presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio, publicou mensagem pelos 100 anos do Fortaleza:



O governador reeleito do Ceará, Camilo Santana (PT) parabenizou o Fortaleza pelo primeiro centenário:
"Parabenizo ao Fortaleza Esporte Clube pelo seu centenário, comemorado neste 18 de outubro. Dono de …