Pular para o conteúdo principal

Sabatinas e definições de candidaturas ampliam debate sobre presidenciáveis

Com a consolidação das alianças político-partidárias das principais campanhas, dois movimentos começam a se observar nas redes sociais em relação aos candidatos à Presidência, mostra nova edição do DAPP Report – A semana nas redes. O primeiro é a intensificação no volume de menções sobre os nomes em disputa — com médias diárias em crescimento, em relação aos últimos meses, mesmo sem que eventos externos sejam propulsores únicos do debate.

O segundo é a maior variação no predomínio de diferentes atores, a depender exatamente das agendas em destaque. Ainda com o ex-presidente Lula e o deputado federal Jair Bolsonaro como maiores protagonistas, a discussão eleitoral passou a contemplar, logo abaixo, oscilações frequentes quanto ao destaque diário (ou semanal) a Ciro Gomes, Geraldo Alckmin, Marina Silva e, com menor frequência, Guilherme Boulos e Manuela D'Ávila.

Desde a quarta-feira da semana passada (25 de julho), Ciro, Marina, Boulos e Manuela apresentaram picos de referências em datas diferentes, reposicionando-se na dianteira do debate fora da polarização entre Lula e Bolsonaro. Os dois primeiros, por exemplo, foram fortemente impulsionados por participações na TV, enquanto Manuela e Boulos emergiram sobretudo por se posicionarem em oposição a Bolsonaro em relação à ditadura militar, a agendas sociais e às declarações do deputado no programa "Roda Viva".



Alckmin, ainda sob a herança do impacto do apoio do Centrão à candidatura tucana, permaneceu à frente dos demais desde quarta, embora com menor distância, e já com modificações temáticas quanto aos assuntos que mobilizou no Twitter. Para além da aliança com os partidos de centro, houve expressiva presença do candidato do PSDB, também por conta da repercussão de notícias da imprensa, a partir da identificação como ator de contraste a Bolsonaro e pela divulgação de suas gestões no governo de São Paulo. No geral, esse grupo de cinco atores já se posiciona como o segundo eixo a partir do qual as discussões nas redes sociais devem orbitar durante o mês de agosto, à sombra dos polos Lula e Bolsonaro.

Mapa de interações

Entre os dias 25 e 31 de julho, foram coletados 3.171.560 tuítes e 2.298.034 retuítes mencionando os pré-candidatos à Presidência e identificados três grupos distintos engajados no debate, como pode ser visto no mapa de interações a seguir. Entre os três, a interação envolvendo contas automatizadas foi maior no grupo azul, que teve robôs como responsáveis por 10,27% dos retuítes feitos pelo grupo. No grupo vermelho, 6,55% dos retuítes foram gerados por robôs. No grupo rosa, 0,6%.



O grupo rosa foi o maior em discussão e agregou 46,29% dos perfis em debate no Twitter. De forma geral, o grupo se une por compartilhar postagens que fazem oposição ao deputado federal Jair Bolsonaro, principalmente por conta de seus valores, considerados conservadores. Dentre as principais postagens, há menções críticas à entrevista do pré-candidato no "Roda Viva". As colocações de Bolsonaro no programa fizeram muitos internautas afirmarem que ele deveria fazer o ENEM ao invés de disputar as eleições por conta, segundo os usuários, da sua falta de conhecimentos gerais básicos.

Ademais, muitas postagens do grupo rosa mobilizam a hashtag #MulheresComBolsonaro de forma irônica, empregando-a em tuítes que na verdade fazem críticas ao deputado. Outras postagens ainda alertam sobre o perigo de se falar constantemente do deputado, afirmando que esta não seria uma maneira eficiente de combatê-lo, mas de popularizá-lo.

Com 29,72% dos perfis, o grupo vermelho é composto por contas mais alinhadas à esquerda no espectro político. De forma similar ao grupo rosa, os perfis também criticam Bolsonaro massivamente — a publicação mais popular do grupo compartilha estratégias para derrotar o pré-candidato nas eleições. A exaltação de Brilhante Ustra e a culpabilização dos negros pela escravidão feitas por Bolsonaro também motivaram críticas.

Por conta da oposição a Bolsonaro, há uma sobreposição dos principais tuítes do grupo rosa e do grupo vermelho. A principal diferença é que no vermelho muitos dos principais influenciadores são lideranças de esquerda, como Lula, Manuela D'ávila e Guilherme Boulos.

Por fim, o grupo azul agregou quase 20% dos perfis e tem como principal influenciador Jair Bolsonaro, que é amplamente defendido e exaltado. As principais postagens também fazem alusão à entrevista no "Roda Viva", mas em tom oposto ao dos grupos rosa e vermelho. O grupo azul defende a postura do pré-candidato e direciona críticas aos entrevistadores e ao nível do jornalismo brasileiro. Critica-se predominantemente algumas informações levantadas pelos entrevistadores que são vistas como erradas pelos perfis do grupo, como, por exemplo, a afirmação de que no sistema de voto impresso a pessoa sai com o voto em mãos, a classificação de Jesus como refugiado e uma suposta fala de Bolsonaro na qual teria defendido metralhar a Rocinha.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Brasil Sabor inscreve até 26 de abril

Está terminando o prazo de inscrições para o maior festival gastronômico do mundo. Se você deseja que seu restaurante faça parte da 18ª edição do Brasil Sabor, só tem até o dia 26 de abril para garantir sua participação. Para se inscrever no Ceará, que está com as últimas vagas abertas, basta preencher as informações do formulário . Para mais informações, entrar em contato com a associação, no número 85 98120-1211. Com o lema “Pra toda gente e pra todo gosto”, esta edição do evento promete ser a maior da história. Com 23 Estados confirmados e expectativa de 1000 estabelecimentos, o Brasil Sabor estará presente nos quatro cantos do país. O festival ocorre entre 16 de maio e 2 de junho e tem os patrocínios nacionais da Ambev, Coca-Cola Brasil, Friboi, PicPay, Pluxee e Seara. - O evento se destaca como uma oportunidade única para atrair e cativar clientes, ao mesmo tempo em que realça a importância social e econômica do setor de alimentação fora do lar, e claro, da diversidade da gastrono

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Brasil Sabor inscreve até 26 de abril

Está terminando o prazo de inscrições para o maior festival gastronômico do mundo. Se você deseja que seu restaurante faça parte da 18ª edição do Brasil Sabor, só tem até o dia 26 de abril para garantir sua participação. Para se inscrever no Ceará, que está com as últimas vagas abertas, basta preencher as informações do formulário . Para mais informações, entrar em contato com a associação, no número 85 98120-1211. Com o lema “Pra toda gente e pra todo gosto”, esta edição do evento promete ser a maior da história. Com 23 Estados confirmados e expectativa de 1000 estabelecimentos, o Brasil Sabor estará presente nos quatro cantos do país. O festival ocorre entre 16 de maio e 2 de junho e tem os patrocínios nacionais da Ambev, Coca-Cola Brasil, Friboi, PicPay, Pluxee e Seara. - O evento se destaca como uma oportunidade única para atrair e cativar clientes, ao mesmo tempo em que realça a importância social e econômica do setor de alimentação fora do lar, e claro, da diversidade da gastrono