Pular para o conteúdo principal

Vices dividem debates sobre candidaturas e motivam 684 mil menções no Twitter

O anúncio dos últimos pré-candidatos à Vice-Presidência nas eleições de 2018 mobilizou, entre quinta (02) e a última segunda-feira (06), 684.630 menções no Twitter. Pouco mais de 60% das publicações se refere à chapa "tríplice" criada pela cúpula do PT: a candidatura de Lula, com Haddad como vice e Manuela D'Ávila (PC do B) como espécie de segunda vice em caso de impossibilidade da candidatura do ex-presidente. Em seguida, tiveram maior repercussão as escolhas do general Hamilton Mourão para a chapa de Jair Bolsonaro (24,7%) e da senadora Ana Amélia, na chapa de Geraldo Alckmin (13,9%).





A aliança "triplex"

Entre as menções mais retuitadas sobre a chapa petista, destacam-se, por um lado, elogios à escolha de Haddad — em especial com referências positivas sobre sua gestão no Ministério da Educação. Parte dos usuários comenta que passaria a considerar o voto no PT se Haddad liderasse a chapa. No entanto, também tiveram repercussão referências que apontam o ex-prefeito de São Paulo como uma opção menos viável para a esquerda do que Ciro Gomes, sugerindo que a não concretização de uma aliança entre PT e PDT teria sido um erro.

A entrada do PCdoB na coligação também dividiu opiniões. Alguns usuários afirmam que Manuela se contradiz ao aderir à chapa de Lula — visto como machista por esses usuários —, uma vez que o feminismo é uma das suas principais bandeiras. Também há críticas ao PT pelo modo como teria tratado Manuela como "plano B", e usuários que afirmam que a parlamentar gaúcha não deveria ter aceito o convite devido ao tratamento recebido dos novos aliados. Já as menções elogiosas à inclusão de Manuela na chapa abordam a ideia de união da esquerda, que ofereceria nova opção para um segundo turno. Em tom ora elogioso ora irônico, os usuários chamam a chapa Lula/Haddad/Manuela de verdadeiro "triplex".

Príncipe era o preferido

O escolhido para disputar o pleito deste ano ao lado de Bolsonaro, por sua vez, aparece descrito entre as principais menções ao assunto como um homem íntegro, mas truculento, que teria sido escolhido para blindar o pré-candidato do PSL contra uma eventual tentativa de impeachment, caso eleito. A chapa "puro sangue", como tem sido chamada no Twitter, composta por dois militares, por um lado agrada a uma parte dos usuários da rede, que argumenta que as Forças Armadas seriam a instituição em que os brasileiros mais confiam. No entanto, também há tuítes que criticam a união, afirmando que uma candidatura 100% militar pode assustar eleitores indecisos. São significativas, ainda, as comparações entre a chapa Bolsonaro/Mourão e Alckmin/Ana Amélia e Lula/Haddad/Manuela, destacando que a primeira seria mais honesta por não ter nem o apoio do Centrão nem integrantes presos.

De modo geral, contudo, as postagens mais retuitadas apontaram preferência dos usuários da rede ao nome de Luiz Philippe de Orleans e Bragança, membro da família real brasileira, para a Vice-Presidência. Apesar disso, predominam tuítes que afirmam que a escolha do vice é secundária e que não influenciaria, em sua opinião, a decisão de voto em Bolsonaro. A especulação em torno de uma aliança com o príncipe resultou, ainda, em postagens em tom de brincadeira sobre um possível golpe para restaurar a monarquia.

Decisão tucana não agradou

Já a chapa de Ana Amélia e Alckmin é bastante questionada. Entre as críticas à senadora, destacam-se as que apontam a adesão à chapa como uma traição aos seus eleitores, uma vez que a coligação é tomada, por esses usuários, como corrupta. Há também publicações que acusam Alckmin de ter feito uma escolha errada. Tais postagens afirmam que a pré-candidata apoiou Manuela nas eleições para a prefeitura de Porto Alegre (RS), em 2012, e votou a favor da Lei de Migração — o que, para esses usuários, afastaria Alckmin da direita —, além de a acusarem de ter sido funcionária fantasma no Senado, antes de eleita.

Em menor número, mas também com expressiva repercussão, estão publicações que compreendem a escolha tucana como uma tentativa de conquistar votos da direita no Sul do país. No entanto, tal "intenção" pode ter sido, de acordo com tais tuítes, frustrada pela escolha do general Mourão por Bolsonaro. São relevantes, ainda, as postagens que reclamam da composição desta e de outras chapas, formadas apenas por pré-candidatos do Sul e do Sudeste. Há, também, críticas pontuais ao movimento feminista que valorizaria mais as pré-candidatas a vice de esquerda do que as pré-candidatas de direita, como Ana Amélia.

Debate equilibrado

A análise dos tuítes sobre a composição de uma chapa integralmente pedetista, com a escolha de Kátia Abreu para vice de Ciro, mostra um debate bastante equilibrado entre as postagens mais retuitadas. Entre as críticas, destacam-se a relação da senadora com o agronegócio e com empresas supostamente denunciadas por trabalho escravo, o que apontaria uma contradição de Ciro, que tem na pauta trabalhista um dos carros chefes de sua campanha. Para tais usuários, ele perderia votos graças à escolha "equivocada". Há, aqui, muitas menções também à vice de Guilherme Boulos, Sônia Guajajara, principalmente em referência ao prêmio irônico "Motosserra de Ouro", do Greenpeace, entregue a Kátia Abreu pela ativista indígena. Alguns tuítes de significativa repercussão também acusam Ciro de ter se rendido à "vaidade" ao supostamente ter negado a vaga de vice na chapa de Lula.

As menções elogiosas mais retuitadas, por sua vez, traçam o perfil da senadora como uma mulher forte, que construiu uma carreira em um meio notadamente machista e que não teria medido esforços para apoiar a ex-presidente Dilma Rousseff. A postura pró-ruralista, assim, é descrita como menos importante diante do seu "caráter". A chapa é percebida também como uma tentativa de recolocar um projeto desenvolvimentista para o país em oposição ao discurso liberal e privatizante do governo de Michel Temer.
Aceno ao campo progressista

A escolha de Eduardo Jorge por Marina Silva também foi bastante criticada no Twitter, inclusive por representantes de grupos religiosos, graças ao modo como o ex-deputado aborda abertamente e de forma positiva pautas progressistas. Para os usuários a aliança poderia significar uma tentativa da candidata de se posicionar como uma alternativa para o campo progressista e de se desvincular de setores empresariais e religiosos, que teriam "manchado" a sua candidatura em 2014. Outro fato de grande repercussão na rede foi a especulação de Eduardo Bandeira de Mello para o posto hoje ocupado por Eduardo Jorge. Bandeira, que é presidente do Flamengo, comentou que "vice é coisa o Vasco", o que gerou forte repercussão de torcedores de futebol na rede social.

Leia também:

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".