Pular para o conteúdo principal

Geraldo Alckmin é presidenciável que mais ataca adversários; Bolsonaro é quem mais tem suporte para críticas no Twitter

Ao longo desta corrida presidencial, verificaram-se até agora diferentes comportamentos, tanto no Twitter quanto no Facebook, na utilização estratégica das plataformas pelos presidenciáveis ao citar adversários.

Quem desponta em vantagem nas pesquisas ou se aproxima dos dois "polos" do espectro político, casos de Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), concentrou a maior parte das mensagens críticas a adversários, e Geraldo Alckmin (PSDB), principal "adversário" comum às chapas de PT e PSL. E, em ambas as plataformas, predominaram os ataques a valores, em vez de críticas a agendas ou programas de governo.

Ataques no Twitter - No Twitter, a FGV DAPP coletou referências aos cinco candidatos com maior intenção de votos nas pesquisas de opinião feitas pelos perfis de cada candidato e por influenciadores das bases de apoio de cada um na rede, de 16 de agosto a 16 de setembro. No caso da campanha do PT, a análise leva em consideração os dois períodos de tempo em que Lula e Haddad representaram o partido na candidatura à Presidência — ou seja, com o perfil de Lula, a partir de 11 de setembro, como influenciador da base de Haddad. De uma base total de 3.302 tuítes com atributos textuais feitos pelas contas analisadas — ou seja, tuítes que não foram apenas compartilhamentos de links, vídeos ou imagens, mas tinham elementos textuais —, em 11,2% (372) houve citações de candidatos a um ou mais concorrentes.

As diferenças de posicionamento entre os candidatos ao longo do tempo, no Twitter, ficou bastante latente: o perfil de Alckmin é o que mais fez ataques a adversários, concentrado nos petistas e em Bolsonaro, mas é o candidato do PSL quem mais recebe o suporte de uma rede de apoiadores para fazer críticas a Lula/Haddad, Alckmin e, ainda, Marina Silva e Ciro Gomes (PDT). Bolsonaro e os filhos Eduardo, Carlos e Flávio fizeram 148 referências aos rivais — e foram os únicos a dedicar volume maior de postagens a Ciro, já em setembro, quando o candidato do PDT apresentou melhora nos resultados das pesquisas eleitorais.



Já a dupla Lula/Haddad, principalmente o ex-presidente, foi quem mais recebeu comentários dos demais: foram destacados 120 vezes no período, principalmente em tuítes de Alckmin (30 vezes) ou feitos pela família de Bolsonaro (53 vezes). Os filhos do deputado federal citaram o candidato do PSDB 29 vezes, contra 13 referências a Marina e outras 13 a Ciro. Alckmin é recíproco na regularidade em que fala de Bolsonaro no Twitter, mencionando-o 24 vezes; de outro lado, não fez críticas a Marina no período, e só falou de Ciro quatro vezes.

Tanto o pedetista quanto a candidata da Rede têm se mantido afastados do eixo central de ataques na rede, mobilizado por Lula/Haddad-Alckmin-Bolsonaro. Marina só foi citada pelos rivais 16 vezes, e Ciro, 19. Ambos usam menos a plataforma para criticar adversários: Marina e seus influenciadores aliados — o cineasta Fernando Meirelles, Eduardo Jorge, candidato a vice, e o ex-porta-voz da Rede, Zé Gustavo — fizeram 31 citações a adversários, com fogo concentrado sobre Bolsonaro, especialmente em função do embate que a candidata teve com o deputado do PSL no debate da Rede TV!. Ciro e seus aliados (a candidata a vice Kátia Abreu, a ex-ministra da Cultura Ana de Hollanda e o candidato a deputado estadual pelo PDT, Túlio Gadelha) foram ainda mais raros nas menções a rivais: apenas 17 vezes.

Também é interessante ressaltar que as contas oficiais de Lula e de Haddad focaram posts críticos em Alckmin (ou ao PSDB) desde o começo da campanha. Os influenciadores do PT, a ex-presidente Dilma Rousseff e a candidata a vice Manuela D´Ávila, também falaram sobre Alckmin, Bolsonaro e Marina. Os influenciadores tucanos (a candidata a vice Ana Amélia Lemos, o candidato ao governo de São Paulo João Doria e o candidato a deputado federal José Aníbal) foram os aliados mais discretos ao citar rivais na rede: apenas oito menções.

Ataques no Facebook - Entre 1° julho e 16 agosto, os mesmos cinco presidenciáveis mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de voto — Ciro Gomes, Fernando Haddad, Geraldo Alckmin, Jair Bolsonaro e Marina Silva — publicaram, juntos, 1.894 posts no Facebook. Destes, cerca de 10% foram referências a outros atores, como correligionários, partidos políticos e artistas.



Haddad foi o presidenciável que mais mencionou outros atores: foram 35 postagens que traziam, em sua maioria (27), o apoio de políticos e personalidades do país em relação à chapa de Haddad e ao plano de governo encabeçado por Lula — 18 posts respaldam a campanha em prol da liberdade do ex-presidente petista. Entre os atores citados estão Flávio Dino (PC do B), Ricardo Coutinho (PSB), João Azevêdo (PSB), Jaques Wagner (PT), Wellington Dias (PT), o nobel da paz Adolfo Pérez Esquivel, o diplomata Celso Amorim, e os cantores Gilberto Gil e Chico Buarque. Em menor quantidade (7), Haddad fez críticas ao governo Temer e sua aliança com o PSDB.

O segundo ator que mais publicou mensagens do tipo foi Jair Bolsonaro, e o presidenciável foi quem mais criticou outros atores: foram 24 postagens negativas contra 9 publicações de apoio. Bolsonaro criticou, sobretudo, o PSDB e o PT, afirmando que o país não quer mais quatro anos de governos encabeçados por esses partidos. Também depreciou dois ex-presidentes: Lula, por sua prisão e ética, e Fernando Henrique Cardoso, por sua suposta tentativa de unificar partidos contra a sua candidatura. As postagens de apoio, por sua vez, repercutiram aprovação da candidatura por outros atores, como o cantor Roger Moreira, da banda Ultraje a Rigor, o escritor Olavo de Carvalho e a empresa Havan. Apenas dois políticos foram mencionados positivamente: seu filho e deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PSL), e o senador Magno Malta (PR).

Ciro Gomes, por sua vez, atacou menos outros atores em seu Facebook. De 25 publicações, 19 foram mensagens de apoio, em sua maioria a correligionários espalhados pelos Estados do país, como Roberto Requião (MDB), Nelton Friedrich (PDT) e Renato Casagrande (PSB). Houve, ainda, 3 menções positivas a Jair Bolsonaro, em solidariedade pelo atentado sofrido pelo candidato do PSL no início de setembro. Já as críticas de Ciro se concentraram em Alckmin e seu partido, o PSDB, por escândalos de corrupção, e na revista Veja, por supostos ataques a sua candidatura.

O PT foi mencionado pelo pedetista em tom neutro: se posicionando contra as supostas injustiças sofridas pelo ex-presidente, mas defendendo sua não candidatura ao pleito, e descrevendo suposta instabilidade do partido em relação à candidatura de Marília Arraes (PT) em Pernambuco. Além disso, o presidenciável publicou duas mensagens não relacionadas a candidatos: uma felicitando o cantor Caetano Veloso, seu apoiador, por seu aniversário, e outra repercutindo declaração de voto a seu favor do também cantor Tico Santa Cruz.

Marina Silva concentrou suas postagens negativas, principalmente, em Jair Bolsonaro, contrapondo falas do candidato e criticando seu posicionamento em relação a mulheres e a segurança. Houve, ainda, críticas a Alckmin e suas alianças com o centrão, bem como uma negação de partidos tradicionais como o PT e o PMDB. Já em tom de apoio, a candidata mencionou 5 personalidades, como Maitê Proença e Marcos Palmeira, que declaram apoio a sua campanha, e demonstrou apoio a correligionários, como o candidato ao senado Miro Teixeira (Rede) e ao vice de sua chapa, Eduardo Jorge (PV).

As postagens negativas de Geraldo Alckmin também focaram, sobretudo, em Jair Bolsonaro, principalmente em questões ligadas à segurança e ao debate sobre o porte de arma; houve, também, críticas ao PT, com Alckmin se colocando como a principal alternativa contra o partido que, segundo ele, "quebrou" o Brasil. Entre as menções de apoio, houve destaque para postagens sobre sua companheira de chapa, Ana Amélia Lemos (PP), e para declarações de apoio aos partidos aliados.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.