Pular para o conteúdo principal

RioMar expõe 'Jumento Amostrado'

Trabalhador, resistente, desbravador, cantado em músicas de Luiz Gonzaga exaltado na poesia de Patativa do Assaré, o jumento é mais que um animal, é um símbolo da cultura e da bravura nordestinas.


E, para homenagear o Nordeste, região na qual desenvolve importantes projetos sociais, culturais e econômicos, o Instituto Nordeste de Cidadania (Inec) promove a exposição Jumento Amostrado, com lançamento nesta segunda (19), às sete da noite, no RioMar Fortaleza.

“A exposição objetiva usar as obras de arte para financiar os projetos do Inec, beneficiando, assim, mais jovens de baixa renda de Fortaleza; e valorizar o jumento, como símbolo da cultura, da história e da paisagem nordestina. Queremos ainda chamar a atenção da população para a necessidade de políticas públicas voltadas para a educação de qualidade, inclusão digital e social, direcionada a adolescentes em situação de vulnerabilidade. A ideia é, por meio do conhecimento, apresentar a esses jovens uma oportunidade real de mudança nas suas trajetórias de vida”, destaca o presidente do Inec, Stélio Gama.

A exposição reúne seis esculturas de jumento, em tamanho real (1,6 metro x um metro), produzidas com uma estrutura em arame e tela coberta e moldadas por fibra de vidro. Elas foram customizadas por seis artistas plásticos cearenses e por crianças e adolescentes alunos do LABInec, do Bom Jardim, em Fortaleza. Cada uma traz pinturas temáticas remetendo a elementos da cultura nordestina e com relação direta a seis projetos desenvolvidos pelo Inec. Entre os elementos regionais utilizados na produção das obras estão os cangaceiros, o cordel, os desenhos rupestres e as marcas do gado, além do grafite urbano.

Segundo Ronaldo Cavalcante, que produziu as esculturas e coordena a exposição, a mostra fala muito sobre a história e a cultura nordestinas. “Estampamos nas esculturas temas de grande relevância na história do sertão. Essa exposição com os jumentos tem um significado muito importante para o Nordeste. Além de destacar a importância desse animal para o desenvolvimento da região e do Brasil como um todo, queremos lembrar também que ele sofre risco de extinção devido à seca, ao abandono e à matança indiscriminada”, comenta o artista plástico que criou a escultura “Jumento que liberta”. O nome da exposição Jumento Amostrado é ideia do jornalista e colaborador do Inec, Cleiber Andrade.

Após o lançamento, os jumentos poderão ser vistos no mall do shopping até o dia 19 de setembro. Além de expor a beleza e criatividade das obras e valorizar a cultura nordestina, a exposição também visa promover a responsabilidade social. Ao final da edição, as peças serão leiloadas e o valor arrecadado será destinado para os projetos socioambientais desenvolvidos pelo Inec.

Uma das iniciativas é o LABInec. Instalados nos bairros Bom Jardim e Vila União, os laboratórios de inclusão digital e social oferecem técnicas e metodologias de alto padrão e eficiência, a partir dos conceitos de Aprendizagem Baseada em Problemas, Design Thinking e Aprendizagem Baseada em Projeto. São ofertadas aulas de Iniciação à Robótica e Jogos Digitais, cujo projeto é baseado na cultura maker, que incentiva a aprendizagem informal, social e cooperativa com foco na criação de dispositivos, usando robótica, automação, eletrônica, eletroeletrônica e outras formas artesanais de fabricação de objetos.

Todo esse conhecimento é transmitido incentivando a pesquisa, o engajamento e a participação dos alunos na busca por solução de problemas e desafios, mediante a observação e a co-criação. Para complementar o aprendizado, a ideia é que crianças e jovens recebam acompanhamento pedagógico e psicológico durante as formações.

Nova marca - O evento de lançamento da exposição Jumento Amostrado será também o momento de apresentação ao público da nova identidade visual do Inec. Ela foi pensada para traduzir sentimentos e ideias que movem o Instituto: paixão, união e comunidade. A nova marca, lançada no ano em que o Inec comemora 26 anos de atividades, reflete a busca cotidiana da instituição por igualdade, o cuidado com o outro e a vontade de fazer juntos.

“Temos como principal missão contribuir para a inclusão e para o desenvolvimento sociocultural e econômico das pessoas, potencializando a força coletiva, promovendo a cidadania e o respeito à vida. Temos orgulho de ser uma instituição feita de gente e que se preocupa, em todos os projetos e ações, em enfatizar o poder transformador que cada um de nós tem”, destaca o presidente do Inec, Stélio Gama.

Sobre o Inec - O Instituto Nordeste Cidadania (Inec) surgiu em 1993 como Comitê de Ação da Cidadania para realizar ações emergenciais, como doações de cestas básicas, roupas e brinquedos para pessoas em situação de vulnerabilidade. Em 1996, a iniciativa constituiu-se como Organização Não-Governamental (ONG) e, em 2003, foi qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). O Inec tem como missão contribuir com a inclusão e o desenvolvimento sociocultural e econômico das pessoas. Para atingir este objetivo, a instituição é parceira do Banco do Nordeste na operacionalização dos programas Crediamigo e Agroamigo, além de desenvolver os programas socioambientais Inec Juventude, Inec Cultura, Inec Território e Inec Tecnologia.

Ronaldo Cavalcante - O cearense Ronaldo Cavalcante é artista plástico, compositor e designer gráfico e traz em seu currículo a participação em grandes mostras nacionais e internacionais, como a Exposição Recortes da Paisagem, no Centro Cultural Belchior, em Fortaleza, e a exibição Carrousel du Louvre, em Paris, na França. Ronaldo também destaca-se no mundo das ilustrações e da música, tendo parcerias em obras de Patativa do Assaré.

Jumento “O Alimento Liberta” - A escultura de Ronaldo Cavalcante, idealizador do Jumento Amostrado, traz em seus traços um pouco da luta dos jangadeiros cearenses, ocorrida em meados de 1950, quando eles viajaram ao estado do Rio de Janeiro ao encontro do então presidente Getúlio Vargas em busca de formalizar os direitos trabalhistas dos jangadeiros, pedindo o reconhecimento da profissão.

Com a obra, Ronaldo deseja reforçar o trabalho desenvolvido pelo Inec (Instituto Nordeste Cidadania), que prega a solidariedade e o trabalho em equipe, em busca de melhores condições de vida para os jovens das comunidades locais, fazendo, através da escultura, a associação com a luta constante dos nordestinos e de como a união desse povo trouxe, e ainda pode trazer, grandes conquistas para o Nordeste, como melhores oportunidades de trabalho e uma vida mais digna.

Para a produção da obra o artista utilizou uma técnica tipicamente nordestina, do movimento armorial, idealizada pelo escritor Ariano Suassuna, trazendo uma arte erudita, com traços mais largos, baseado nas xilogravuras, vistas na literatura de cordel, e tinta acrílica com verniz, dando maior durabilidade aos desenhos da escultura.

Antenor Lago - Graduado em Artes Visuais pelo Instituto Federal do Ceará, colaborador do Inec (Instituto Nordeste Cidadania), traz grandes vivências em sua extensa trajetória como artista, tendo participado de mais de 30 exposições nacionais e internacionais, como é o caso da Expo Internacional - Arte Postal, realizada em Cuiabá; a Coletiva Expo “Desenho Jovem”, realizada no Museu Arte Contemporânea, em São Paulo; a Mostra Gravura - Gravadores Brasileiros, no Canadá; a Expo Internacional de Pintura, realizada no Casino Nogaró, no Uruguai, a Expo “La posibilidad de venir a ser”, realizada na Universidad Castilla, na Espanha, dentre outras. Ao todo, Antenor soma quase 50 anos de carreira no mundo das artes visuais.

Jumento “LABInec” - Foi nos corredores do primeiro LABInec, localizado no Bom Jardim, que Antenor Lago, colaborador do Inec (Instituto Nordeste Cidadania), encontrou inspiração para desenvolver sua arte através da escultura que integra a exposição Jumento Amostrado. Antenor contou com a ajuda de cerca de dez alunos do Instituto para desenvolver o tema que faz referência, através de suas formas, aos cursos desenvolvidos no laboratório: Robótica, Jogos Digitais e Desenvolvimento de Aplicativos.

Com a obra, realizada com o uso da tinta acrílica, os artistas pretendem transmitir um pouco do que aprendem dentro da sala de aula e demonstrar que a tecnologia caminha lado a lado com a educação.

Vlamir de Sousa - Natural de Fortaleza, participou dos primeiros movimentos artísticos no Ceará, ao lado de outros grandes artistas como Aldemir Martins, Antônio Bandeira e Carmélio Cruz. Vlamir não é o único em sua família com o dom pela arte. Ele faz parte da terceira geração de artistas, trazendo em seu currículo experiências como retratista, muralista, ilustrador, escultor e restaurador. Vlamir une uma longa trajetória, somando mais de vinte anos em pesquisas sobre o cangaço, o que resultou em diversas obras, as quais participaram de grandes exposições no Ceará e em outros estados, além de ilustrarem revistas, livros, jornais e cinema, levando a cultura nordestina pelo Brasil e pelo mundo.

Jumento “Uma leitura de Cordel” - A paixão pela história do cordel e pelo sertão fez surgir a escultura “Uma leitura de Cordel”. Vlamir de Sousa teve como inspiração os Espaços de Leitura do Inec, fazendo conexão com o trabalho que realiza há mais de vinte anos sobre o cangaço e sobre os elementos da cultura nordestina. A obra ressalta a importância do cordel para a história do sertão nordestino; como esse gênero literário foi e é responsável por levar as histórias do Nordeste mundo afora, e como é engrandecedor para a literatura brasileira.

Para a produção da escultura, o artista utilizou uma técnica mista, com o uso de tinta acrílica e óleo sobre a fibra.

Gerson Ipirajá - Desenhista, gravador e pintor, Gerson Ipirajá iniciou sua carreira em 1995, em Aracati, onde participou de várias oficinas desenvolvidas pelo Instituto Dragão do Mar, sendo orientado por um grande artista plástico da época, Zé Tarcísio. Em sua trajetória, Gerson desenvolveu vários trabalhos, que lhe renderam grandes premiações, como é o caso do Festival Norte-Nordeste de Teatro Estudantil e pelos cenários e adereços da peça “O testamento do Cangaceiro”, com o grupo Facenas. Gerson também dedicou-se ao aprendizado de gravuras, participando de oficinas de colegravura e xilogravura com grandes gravadores brasileiros, como Eduardo Eloy, Letícia Quadros, dando início à sua participação efetiva em grandes exposições no Brasil e pelo mundo.

Gerson já desenvolve seu trabalho de artista plástico há mais de 25 anos, trazendo, entre suas experiências internacionais, exposições como o International Print Biennial Varna -Bulgaria 2019; International Biennial Engraving, em Alexandria e İntürnational Prin Triennial Cietzen, realizado na Polônia, sendo indicado para o Grande Prêmio Aquisição.

“Jumento Pajé” - A escultura Jumento Pajé, idealizada pelo artista Gerson Ipirajá, mistura referências ancestrais, inspiradas em elementos e expressões com grafismos rupestres, africanos e muitas vezes indígenas e do candomblé, existentes na cultura brasileira. São traços coloridos, marcantes e líricos que apontam para a singularidade e ancestralidade do homem. Para essa escultura, o artista utilizou tinta acrílica sobre a fibra.

Com a obra, Gerson destaca a importância do jumento na história nordestina e como o animal, assim como o homem, passou por grandes evoluções e fases. O artista faz a associação da obra com a forma de expressão do Inec com as comunidades atendidas, demonstrando a importância desse elo e o que ele traz de transformador para as pessoas que são impactadas pelos projetos.

Clark Kenji - O artista plástico é um apaixonado por desenhos de gibis e pela técnica da aerografia, arte e técnica de pintura e ilustração semelhante ao grafite, mas que utiliza aerógrafos para sua execução. Em uma carreira de mais de 20 anos no mundo dos desenhos, participou de exposições e trabalhos locais, e segue desenvolvendo desenhos e esculturas tradicionais e digitais 2D e 3D, tendo realizado também trabalhos de curta metragem de animação pela Casa Amarela, em Fortaleza, nos anos 1990.

“Jegue Ciborgue” - A escultura produzida pelo artista visual Clark Kenji tem inspiração nas oficinas de tecnologia desenvolvidas no LABInec. O artista, que trabalha com desenho e esculturas tradicionais e digitais 3D há mais de 25 anos, utilizando a técnica da aerografia, busca demonstrar ao público como a tecnologia vem sendo compartilhada e implantada no Nordeste nos últimos anos.

Paulo Cardoso Filho - Mais conhecido pelos amigos como Karfil, Paulo Cardoso Filho é publicitário e artista plástico, trazendo no seu currículo várias experiências e premiações. Ele iniciou sua carreira desenvolvendo trabalhos publicitários em várias agências locais. Na década de 1970, entrou para a linha principal de profissionais de publicidade, entre grandes mestres das artes visuais, como Ziraldo Alves, Mário Tabarin, Juarez Odilon e Audifax Rios.

Jumento “Na Sala de Aula” - A escultura produzida por Karfil foi inspirada nos ensinamentos do educador e autor Paulo Freire, que vêm sendo aplicados pelo Inec através de atividades focadas na educação de crianças e adultos, como é o caso do projeto Prosseguir, que tem a finalidade de ampliar as chances de jovens e adultos de comunidades urbanas e rurais ingressarem no ensino superior e no mercado de trabalho, contribuindo para sua formação intelectual, profissional e humana.

A escultura faz referência à sala de aula, com adultos e crianças estudando juntos, mostrando que, independentemente da idade, todas as pessoas têm direito à educação, à alfabetização e ao convívio em comunidade.

Serviço
Exposição Jumento Amostrado
Lançamento
Segunda (19), às sete da noite.
RioMar Fortaleza (em frente à loja Freitas Varejo)
Exposição
De 20 de agosto a 19 de setembro, de 10 às 22 horas.
RioMar Fortaleza.

Comentários

  1. Foi num jumento que a Sagrada Família - Jesus, Maria e José - fugiram da perseguição de Herodes, para o Egito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".