Pular para o conteúdo principal

XIII Bienal Internacional arrecada 3 mil livros para bibliotecas públicas

Dez dias de programação intensa para todos os públicos e totalmente gratuita. Doze mil metros ocupados no Centro de Eventos do Ceará, além de atividades em espaços e equipamentos públicos culturais de Fortaleza e outros municípios. Uma presença maciça de estudantes de mais de 800 escolas de todo o Estado. Mais de 150 expositores e em torno de 60 autores convidados. Com esses números, a XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará despede-se da população com a certeza de ter deixado mais uma importante contribuição ao mercado e ao cenário do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas no País. A Bienal arrecadou três mil livros para as bibliotecas públicas.


Por trás dos números, há os olhos curiosos dos adolescentes; as descobertas das crianças; a potência dos jovens nos saraus e slams, a alegria na fala de escritores e Mestres da Cultura, os contatos e ideias trocadas, o fortalecimento de redes.

Toda essa celebração merece um encerramento à altura e nesta edição não será diferente. 


Neste domingo (25), às 20 horas, o show “Carlos Malta e o som do Ceará” encerra em grande estilo a programação da Bienal, ao colocar no mesmo palco o músico Carlos Malta (RJ) com uma turma de peso do Ceará: Irmãos Aniceto (Crato), as bandas Cabaçal Palmares e Marimbanda (CE), o sanfoneiro Zé do Norte e o instrumentista e arranjador Pedro Madeira, além do músico mato-grossense radicado em Fortaleza Matu Miranda. O espetáculo será realizado no espaço Terreiro em Sonho, no piso Térreo do Centro de Eventos do Ceará.

Formatado especialmente para XIII Bienal do Livro do Ceará, o espetáculo foi idealizado por Malta como uma celebração à sonoridade do Ceará, a partir de diferentes instrumentos e formações, em uma perspectiva que combina tradição e vanguarda. “Imaginei o show como uma leitura do que há de mais representativo no Estado. Vamos fazer um panorama diverso, a partir dos trabalhos desses artistas convidados”, reforça o músico, conhecido por seu trabalho de excelência com instrumentos de sopro.

Assim, o repertório inclui tanto composições autorais dos participantes quando clássicos do cancioneiro nordestino. “Vamos fazer, por exemplo, uma homenagem a Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga, com a sanfona de Zé do Norte. Os Irmãos Aniceto vão levar aquela beleza que é a performance deles. Além de músicas da Marimbanda, de Matu, de Pedro, em momentos de duos, trios, quartetos, até a formação completa. Serão vários pequenos shows em uma grande apresentação”, adianta Malta,

A relação do músico carioca com o Ceará não é de hoje: ao longo da carreira, Carlos Malta já tocou não apenas com os convidados do show da Bienal, mas com outros talentos do Estado e em eventos como o Festival de Música Cordas Ágio, no Crato. A ligação é tão forte que já rendeu até filme. Dirigido por Beth Formaggini, “Xingu Cariri Caruaru Carioca” (2016) mostra a investigação de Carlos Malta sobre as origens e os usos do pife, entrevistando músicos do Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba e Ceará, chegando até a região do Alto Xingu.

A paixão pelo pife, aliás, é outro destaque em sua carreira. Em 1994, Malta criou o projeto Pife Muderno, que agora em novembro celebra 25 anos de trajetória. “A banda reacendeu essa chama do pífano pelo Brasil, esse instrumento maravilhoso que andava meio esquecido, e despertou o interesse de músicos jovens por ele”, comenta Malta.

Um exemplo dessa renovação vai estar no palco no show de domingo. Formada por estudantes da UNILAB, fruto de um projeto de extensão da Universidade, traz influência direta de gigantes do ceará como os Irmãos Aniceto. Entre os instrumentos, além dos pífanos, estão o triângulo, os pratos, a zabumba e, claro, o gingado dos musicistas.

Ao falar do show, Malta não esconde a satisfação com o resultado. “Ficou um espetáculo muito bonito, que celebra afinidades entre todos nós e enaltece o respeito que tenho pelos artistas cearense. Quando juntamos essas diferentes vertentes no palco, o rio que forma é caudaloso, envolve as pessoas”.

Ao longo de 40 anos de carreira, a habilidade com os instrumentos de sopro rendeu a Carlos Malta o apelido de “Escultor do Vento”. Multi-instrumentista, compositor, orquestrador, educador e produtor, é reconhecido pela criatividade e as variações na flauta, clarinete e saxofone. Até 1993, integrou a banda de ninguém menos que o mago Hermeto Pascoal, tendo iniciado depois a carreira solo, com a qual alcançou projeção internacional.

“É uma honra para a Marimbanda ser convidada deste espetáculo. O Carlos Malta é um dos músicos mais incríveis do País, participa de festivais pelo mundo inteiro. Temos muito carinho por oportunidades como esta”, diz o instrumentista Heriberto Porto. “Também o convidamos para participar de nosso novo disco, que será lançado em breve. Ficou muito lida a contribuição dele”, adianta o músico. É a arte cruzando caminhos e fazendo emergir novas possibilidades de mundo.

Sobre a Bienal - A XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará é apresentada pelo Ministério da Cidadania e pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Realizada pelo Instituto Dragão do Mar, Governo do Estado do Ceará, por meio da Secult, e Governo Federal, a Bienal do Livro conta com os patrocínios de Bradesco, Cagece, Grendene e Cegás, e com os apoios de Fecomércio, Sebrae, Universidade de Fortaleza (Unifor), UNILAB, Blog do Lauriberto, TV Ceará, Sistema Verdes Mares, Grupo O Povo, Café Santa Clara, RPS Eventos, Câmara Cearense do Livro, Sindilivros-CE, Câmara Brasileira do Livro (CBL), Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), Associação Nacional de Livrarias (ANL), Prefeitura de Fortaleza e das Secretarias de Educação (Seduc), Turismo (Setur), Cidades (SCidades) e Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece).

Comentários

Mais lidas da semana

Notas econômicas

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) divulga seu balanço financeiro referente ao primeiro semestre de 2019, nesta terça-feira (13), às cinco da tarde, no Passaré.

Na ocasião, o presidente do BNB, Romildo Rolim, concederá entrevista coletiva sobre o detalhamento dos resultados operacionais da empresa.

Meninas com câncer realizam hoje sonho da festa de 15 anos à beira mar

Nesta terça-feira, dia 15 de agosto, às 16h30, a barraca Gran Royal, na Praia do Futuro, em Fortaleza, será palco de uma festa especial. Jovens com câncer atendidas pela Associação Peter Pan comemorarão seus quinze anos com toda a pompa e circunstância que a ocasião requer. A ação voluntária é uma iniciativa da Liven Eventos, empresa especializada na realização de festas temáticas personalizadas, que por meio do Projeto Essência reúne dezenas de profissionais do mercado cearense para realizar o sonho das debutantes atendidas pela Associação Peter Pan.

MRV inscreve para estágio

A MRV, abre seu Programa de Estágio que deverá seguir com inscrições até domingo (15). Para participar basta cadastrar-se no link: www.mrv.com.br/programadeestagio
São convidados a participar estudantes de engenharia civil nas mais de 155 cidades onde a construtora atua podem se inscrever para participar do programa. O processo de seleção é composto por cinco etapas e os jovens selecionados irão participar de um programa que prevê o fomento ao conhecimento técnico, o protagonismo e a visão sistêmica do negócio, alinhados com os valores e propósito da MRV.

Quilombola da Serra da Rajada recebe formação

A Comissão Intersetorial do Selo Unicef na Prefeitura promoveu nesta quinta-feira (12) mais uma formação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) na Escola Yara Guerra, comunidade Quilombola da Serra da Rajada.


Mobilizador dos Nucas, Anízio Silva explica que o objetivo de ações deste tipo é que todos os 16 membros do Nuca conheçam os oito desafios do Selo Unicef. “Este momento é para tomar conhecimento dos Desafios e suas respectivas atividades. O oitavo desafio, que é promover práticas de enfrentamento ao racismo, será destaque e a partir dele desenvolvemos as atividades”, explica.

Em 29 de agosto, a Comissão debateu com a população no primeiro encontro na Escola Yara Guerra o projeto de reformulação pedagógica da unidade e executou a primeira etapa da formação dos membros do Nuca.

Para promover uma agenda contínua de participação de adolescentes até 2020, o Unicef propõe oito desafios temáticos. Para cada um, o Unicef estabelece um conjunto de atividades que incluem: ação a ser re…

Futricas Cearenses

O Dia das Crianças 2019 está perto e o 'Pá-Pé-Pio Vamos a Casa Pio' entrou  no ar neste domingo (15). Aliás há 35 anos. É a propaganda mais antiga em atividade do Ceará.

"Finalmente, o momento mais esperado do ano chegou e não poderíamos comemorar de forma diferente, né? Pá Pé Pio é na Casa Pio! Reviva o seu lado infantil no nosso mundo mágico e traga seu filho para essa diversão de muitas alegrias, sorrisos e presentes! O melhor Dia das Crianças é no Pá Pé Pio!", destaca o Facebook da Casa Pio.






- Jornalistas presentes no show aniversário de Waldonys (foto Alex Campelo), no sábado (14), no Teatro RioMar Fortaleza:

Tom Barros.Victor Hannover.Carla Soraia.Inês Aparecida.Ildelfonso Rodrigues.Yan Gomes.Márcia Travessoni.Eliziane ColaresHerman Hesse.Presentes ainda:

Senador Cid Gomes. Rebeca Albuquerque. Ubiratan Aguiar. Elizabeth Fontenelle. Matu Macedo. Maria Rita. Fernanda Mara. Chambinho. Nonato Lima. Eliane. Kayro Oliveira. Dudu Holanda.
Evandro Colares.]





.




.

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *


.


Notícias mais acessadas do mês

Notas econômicas

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) divulga seu balanço financeiro referente ao primeiro semestre de 2019, nesta terça-feira (13), às cinco da tarde, no Passaré.

Na ocasião, o presidente do BNB, Romildo Rolim, concederá entrevista coletiva sobre o detalhamento dos resultados operacionais da empresa.

Meninas com câncer realizam hoje sonho da festa de 15 anos à beira mar

Nesta terça-feira, dia 15 de agosto, às 16h30, a barraca Gran Royal, na Praia do Futuro, em Fortaleza, será palco de uma festa especial. Jovens com câncer atendidas pela Associação Peter Pan comemorarão seus quinze anos com toda a pompa e circunstância que a ocasião requer. A ação voluntária é uma iniciativa da Liven Eventos, empresa especializada na realização de festas temáticas personalizadas, que por meio do Projeto Essência reúne dezenas de profissionais do mercado cearense para realizar o sonho das debutantes atendidas pela Associação Peter Pan.

'Greta' vence Cine Ceará 2019

'Greta' (foto) é o grande vencedor do 29º Cine Ceará. Terminou na noite desta sexta-feira (6) o Festival Ibero-americano de Cinema (Cine Ceará 2019). A solenidade no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza foi marcada pelo anúncio dos vencedores e homenagem ao ator Matheus Nachtergaele com o Troféu Eusélio Oliveira entregue pelo ator Luis Fernando Guimarães.


O filme Greta, de Armando Praça, foi o grande vencedor. A produção cearense ganhou o Troféu Mucuripe nas categorias de Melhor Longa-metragem, Melhor Direção e Melhor Ator para Marco Nanini.

O peruano Canção sem Nome, de Melina León, conquistou quatro prêmios: de Melhor Fotografia para Inti Briones, Melhor Trilha Sonora Original para Pauchi Sasaki, Prêmio Olhar Universitário e Prêmio da Crítica.

A coprodução Cuba-Alemanha A Viagem Extraordinária de Celeste García, de Arturo Infante, foi agraciada com três prêmios: Melhor Atriz para Maria Isabel Díaz, Melhor Roteiro para Arturo Infante e Melhor Montagem para Joanna Montero.

O documen…