Pular para o conteúdo principal

Quilombola da Serra da Rajada recebe formação

A Comissão Intersetorial do Selo Unicef na Prefeitura promoveu nesta quinta-feira (12) mais uma formação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) na Escola Yara Guerra, comunidade Quilombola da Serra da Rajada.


Mobilizador dos Nucas, Anízio Silva explica que o objetivo de ações deste tipo é que todos os 16 membros do Nuca conheçam os oito desafios do Selo Unicef. “Este momento é para tomar conhecimento dos Desafios e suas respectivas atividades. O oitavo desafio, que é promover práticas de enfrentamento ao racismo, será destaque e a partir dele desenvolvemos as atividades”, explica.

Em 29 de agosto, a Comissão debateu com a população no primeiro encontro na Escola Yara Guerra o projeto de reformulação pedagógica da unidade e executou a primeira etapa da formação dos membros do Nuca.

Para promover uma agenda contínua de participação de adolescentes até 2020, o Unicef propõe oito desafios temáticos. Para cada um, o Unicef estabelece um conjunto de atividades que incluem: ação a ser realizada com os integrantes do Nuca; ação na qual os jovens convidem outros adolescentes para atuar em relação ao desafio temático; e ação junto à gestão municipal para estimular que as secretarias, a Câmara e demais instâncias governamentais abram-se para a participação cidadã de adolescentes.

OS OITO DESAFIOS DOS NUCAS

  1. Promover o direito ao esporte seguro e inclusivo.
  2. Promover a alimentação saudável e prevenir a obesidade.
  3. Conhecer e divulgar a Lei da Aprendizagem para criar oportunidades de conciliar aprendizagem no emprego com permanência na Escola.
  4. Promover o direito à inclusão digital e ao uso seguro da Internet.
  5. Promover a educação para a cidadania democrática – #Partiu Mudar.
  6. Promover a inclusão escolar e a troca de saberes – Fora da escola não pode.
  7. Promover o direito à saúde sexual e saúde reprodutiva.
  8. Promover práticas de enfrentamento ao racismo.
---


TAPEBA E ANACÉ - A Educação Indígena de Caucaia está sendo destaque no XXV Encontro Nacional do Programa das Escolas Associadas à Unesco do Brasil, que ocorre até esta sexta-feira (13) em Ouro Preto (MG). A Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental  Aba Tapeba é a única escola pública cearense - bem como a única escola municipal do Brasil – a fazer parte do evento.

Para a coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação (SME), professora Andrea Herculano, “é muito gratificante ter uma escola indígena de Caucaia representando projetos com potencial transformador e contribuem para a conscientização da necessidade urgente de se preservar a nossa cultura nativa, especialmente no ano internacional das línguas indígenas”.

No Congresso, os alunos apresentaram a participantes de todo o Brasil uma música em tupi, como resgate da língua materna, e um vídeo com costumes e rituais como o toré, demonstrando o trabalho realizado na educação de Caucaia para preservar a cultura dos povos nativos, que em Caucaia são representados pelas etnias Tapeba e Anacé.

A secretária municipal de Educação, professora Camila Bezerra, destaca que a educação indígena no município é especialmente eficaz porque consegue “aliar os conteúdos da Base Nacional Comum Curricular a uma proposta específica na qual inserimos saberes presentes na comunidade através de uma pedagogia de projetos cujo planejamento é elaborado de acordo com a realidade, modo de vida, tradições e crenças dessas comunidades”.

Nas sete unidades escolares indígenas de Caucaia, os povos tradicionais têm seus conhecimentos reconhecidos, reforçados e valorizados. Segundo Thiago Anacé, técnico do Núcleo de Educação Indígena da SME, “Caucaia tem se destacado na articulação, diálogo e sensibilidade, no respeito e valorização desses povos e dessas pedagogias. É uma atitude inovadora e louvável dentre as politicas educacionais do município.”

Caucaia concentra 30% de todos os índios do Ceará. Atualmente, a rede municipal de ensino de Caucaia conta com cerca de 1.600 alunos divididos em 88 turmas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, em sete unidades escolares. Ao todo, são 126 professores e 11 gestores.



FEIRA - Acontece nesta sexta-feira (13) mais uma edição itinerante da Feira da Agricultura Familiar. Desta vez, o bairro beneficiado será o Araturi.

Ao todo, 20 produtores participarão dos trabalhos, cujo início acontecerão das 8 horas às 13 horas, oferecendo aos visitantes uma variedade de artigos com preços até 50% abaixo dos praticados no mercado regular.

Serão expostos frutas e verduras com certificação orgânica, além de plantas, ervas medicinais, bolos, doces, artesanato etc. Todos produzidos por agricultores familiares de Caucaia e sem uso de agrotóxicos.

A iniciativa é da Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca (Seagri) e Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans). 

SERVIÇO
FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR ARATURI 
Sexta (13) das 8 às 13 horas.
Avenida Central, s/n, entre as ruas E-20 e E-21, vizinho ao Centro de Educação Infantil (CEI) Olga e Parsifal Barroso.

----

JK - A Prefeitura de Caucaia, por intermédio da Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans), instala o sistema de iluminação pública da Rodovia Presidente Juscelino Kubitschek (JK-BR-222). A obra era demandada pela população desde 1996.

Os trabalhos concentram-se no trecho que vai do viaduto da Lagoa do Tabapuá ao viaduto do Metrópole. O perímetro tem quase seis quilômetros de extensão e é um dos principais acessos ao Outlet Premium, um importante centro de compras localizado na região do Campo Grande que recebe visitantes de todo o Estado e até de outros países.

“Esse é apenas o primeiro trecho da BR que vamos melhorar. Como estamos falando de uma rodovia que é sempre muito movimentada, deixar mais iluminada significa mais segurança tanto para motoristas e quanto para pedestres”, afirma o prefeito Naumi Amorim.

Estão sendo instalados 102 postes no canteiro central, 204 luminárias de LED e 210 watts, além de seis postes nas laterais da via para medições. A expectativa da SPSPTrans é de concluir o serviço até 20 de outubro. “Os moradores esperaram por mais de 20 anos e agora estão sendo atendidos. Acreditaram na gente e estão sendo atendidos. Além da segurança no trânsito, uma boa iluminação colabora na redução da criminalidade”, diz o titular da pasta, Assis Medeiros.

Ele diz que é intenso o ritmo de instalação de novos sistemas de iluminação e substituição de luminárias em Caucaia. “Aos poucos, todo o município ficará iluminado com lâmpadas mais eficientes. E terá alta qualidade de iluminação pública. Até o fim do ano, planejamos ter 60% da iluminação de toda a Caucaia renovada”, ressalta o secretário.

Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caucaia.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".