Pular para o conteúdo principal

Menções a presidenciáveis no Twitter crescem 46%, aponta FGV DAPP

Em uma semana agitada para o debate político nas redes sociais – no Twitter, por exemplo, os presidenciáveis mobilizaram 46% mais referências do que nos 7 dias anteriores – o pré-candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, ampliou sua participação na discussão eleitoral em mais de dez vezes, na comparação com a semana anterior, conforme mostra nova edição do DAPP Report – A semana nas redes. O crescimento tem origem, em especial, na manifestação de apoio do Centrão à sua candidatura, divulgada na última quinta-feira (19), e na participação do tucano no programa de TV "Roda Viva", na segunda-feira (23). Com 218 mil referências (contra 19,6 mil no período anterior), Alckmin foi o 3º presidenciável mais citado no Twitter, atrás apenas de Jair Bolsonaro (694 mil) e Lula (231 mil).

O maior volume de interações sobre Alckmin na rede social foi verificado na terça-feira (24), quando os dois assuntos – Centrão e "Roda Viva" – se somaram. Neste momento, o tucano chegou a superar o volume de menções a Lula (52.267 contra 52.182 citações). Sobre a possível aliança, o tom das publicações é bastante crítico, destacando, em geral, a "falta de credibilidade" desse grupo político, tomado por alguns usuários como corrupto. Também foram muito comentadas, negativamente, a ideia de que Alckmin seria o real sucessor do presidente Michel Temer e a negativa de Josué Alencar (PR) para ocupar a vaga de vice-presidente na chapa tucana. Os tuítes positivos apontam a conquista de maior tempo de TV pelo PSDB e a reação positiva do mercado à perspectiva de coligação.

Desempenho no Twitter
Jair Bolsonaro teve volume de menções 76% superior ao registrado na semana anterior, aumento motivado pela oficialização de sua pré-candidatura no domingo (22), quando o principal pico de citações ao deputado federal foi registrado. O pré-candidato responde por pouco mais de 40% de todos os tuítes coletados.





Lula mantém a segunda posição no debate, ainda que ocupando fatia menos expressiva – uma queda de 29,7%, na semana anterior, para 14,5%, nos últimos 7 dias. O maior volume de referências ao ex-presidente foi verificado na quinta-feira (19), principalmente, a partir de duas notícias: o texto publicado no jornal Folha de S.Paulo, "Afaste de mim esse cale-se", em que Lula escreve uma carta após a decisão da juíza, Carolina Lebbos, que voltou a negar que Lula dê entrevistas dentro da cadeia; e a decisão da ministra do STF, Rosa Weber, que rejeitou o pedido para que Lula seja inelegível antes do registro da candidatura no TSE.

A confirmação da pré-candidatura também gerou aumentos pontuais do volume de menções a outros candidatos, como Guilherme Boulos (Psol) e Ciro Gomes (PDT). Este, no entanto, teve seu nome citado, principalmente, em função de outros pré-candidatos.

Grafo da semana

Foram identificados quatro grupos principais a partir das interações sobre o debate dos presidenciáveis durante a semana no Twitter. No total, foram coletados 1.172.001 retuítes e 1.689.495 tuítes entre os dias 19 de julho até 25 de julho.








O grupo rosa, que conseguiu agrupar cerca de 43,71% dos perfis que participaram do debate, se une principalmente por fazer oposição a Jair Bolsonaro, mas sem expressar claro apoio a nenhum outro candidato. As postagens mais populares do grupo criticam o deputado por ter feito um sinal de uma arma com a mão de uma criança. Outras mensagens se opõem a ele por conta de seu apoio a pautas vistas como conservadoras.

O grupo azul, composto de pouco mais de 24% dos perfis, também se organiza em torno da figura de Bolsonaro, mas em manifestações de apoio ao pré-candidato, que é o principal influenciador do grupo. A postagem de destaque no grupo foi uma crítica feita a Ciro Gomes pelo humorista Danilo Gentili, que fala sobre o silêncio dos que chamam o humorista de machista em relação aos xingamentos de Ciro. Outros tuítes que ganharam proeminência no grupo defendem Bolsonaro das críticas que aparecerem em outros grupos, como o gesto de arma feito na mão de uma criança.

O terceiro maior grupo no debate da última semana foi o vermelho, alinhado à esquerda tradicional, e aglomerou cerca de 23,17% dos perfis. O principal tuíte do grupo ironiza o "cidadão de bem contra corrupção", que na realidade reclama da ascensão de parte da população. Muitas postagens criticam Bolsonaro, inclusive uma do pré-candidato Guilherme Boulos. Lula, por sua vez, é o principal influenciador do grupo, e fala em seus tuítes primordialmente da ilegalidade de sua prisão.

Por fim, o grupo verde (2,69% dos perfis) é encabeçado pelos pré-candidatos Marina Silva e Geraldo Alckmin e compartilha três tipos de postagens: contrárias a Bolsonaro, a favor de Marina ou a favor de Alckmin. Dentre os tuítes com maior repercussão estão uma crítica de Marina a Bolsonaro por ter feito o gesto de arma com uma criança, seguido por um tuíte de Alckmin no qual o candidato assegura que não vai cortar nenhum ponto da Reforma Trabalhista nem trazer de volta a contribuição sindical. No quarto tuíte mais compartilhado do grupo, Marina critica Alckmin ao lembrar que sua aliança durante as atuais eleições são as mesmas de Dilma-Temer em 2014, dizendo que "aqueles que criaram os problemas, não vão resolvê-los".

Leia também:

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".