Pular para o conteúdo principal

Senador Pompeu e seus descendentes ilustres

Seguimos contando a história de Thomaz Pompeu de Sousa Brasil, o Senador Pompeu. Nesta postagem, falamos um pouco sobre os filhos que teve da união com Felismina Carolina, a Mãe Mina. O trecho foi extraído do discurso proferido por Parsifal Barroso (*), em 1977, por ocasião do centenário de morte do Senador Pompeu. E agora republicamos aqui em forma de homenagem aos 200 anos de nascimento deste que foi um dos maiores intelectuais do Ceará.

Bicentenário do Senador Pompeu
Parte 5 - Os descendentes


"O ano de 1845 marca a data provável da ligação de Pompeu com D. Felismina Carolina Filgueiras (Mãe Mina), que contava a essa época 18 anos de idade.

Dessa união de que brotou uma progênie ilustre e honra do Ceará, abençoada que foi por Minha Mãe Velha, o nume tutelar da família, nasceram seis filhos: o primogênito, em 1846, que pouco sobreviveu; Maria Teresa e um gêmeo que não vingou, em 1849; Antônio, em 1851; Thomaz, em 1852, e Hildebrando, em 1853.

No curto espaço desta súmula, não cabe a biografia desses príncipes da inteligência e da atividade bem orientada, que foram os filhos de Pompeu, frutos de um bem sucedido enlace.

Maria Teresa (Marocas), casando com Antônio Pinto Nogueira Accioly, que durante décadas marcou os destinos políticos do Ceará, foi a matrona austera que gerou uma descendência ilustre, nas letras, na política e na administração pública. Seu rebento de maior projeção foi Hildebrando Pompeu Accioly, autoridade universalmente reconhecida em Direito Internacional.

A esse clã de prestígio incontestado viria se juntar, pelo casamento, o Senador Francisco Sá, Ronald de Carvalho, Peregrino Júnior e tantos outros.

O médico Antônio Pompeu, filho do Senador Pompeu.
De Antônio Pompeu, competente clínico desviado para a indústria têxtil, viria um dos maiores luminares da estirpe do Senador Pompeu que foi o cientista Thomaz Pompeu Sobrinho, durante anos presidente deste Instituto. Antropólogo e geólogo, voltou sua inteligência para o estudo dos problemas objetivos do Ceará. Com o Senador, seu avô, e Thomaz Pompeu, seu tio, forma a trindade de eruditos, a que nenhum estudioso desta região pode deixar de recorrer e consultar.

Reprodução do diploma de Antônio Pompeu
Em abono da erudição científica de Pompeu Sobrinho, seja dito de passagem que, há mais de meio século, em monografia preparada para a exposição do Centenário da Independência, já fazia uso da expressão 'tipos ecológicos' indicando assim estar em hora, naquela recuada época, com a terminologia das mais modernas do pensamento sociológico.

Thomaz Pompeu, filho do Senador Pompeu
O filho Thomaz, por sua vez, foi o vulto mais significativo da intelectualidade cearense, caso sem paralelo na história de nossa cultura. Um enciclopédico que possuía cultura vastíssima sobre todos os departamentos do saber. Nada era estranho a esse polígrafo.

Reprodução do diploma de Thomaz Pompeu de Sousa Brasil, filho do Senador Pompeu
Mas o facies mais simpático da personalidade de Thomaz Pompeu - como salientaria um contemporâneo nas páginas de 'O Ceará', o jornal de Matos Ibiapina - é que essa eterna preocupação de estudar, o desejo incontido de estar sempre a par do movimento intelectual do mundo, não lhe retirou o cachet, profundamente cearense, que imprimiu a todos as manifestações da sua inteligência. Não há problema nosso que não tenha sido estudado com carinho pelo benemérito conterrâneo. Desde as questões econômicas às de ensino, tudo mereceu de sua parte estudo acurado. A leitura de sua obra dá a impressão que todo o seu esforço em acumular conhecimentos visava unicamente aproveitá-lo em benefício da sua terra.
Hildebrando Pompeu
(...) Hildebrando, o caçula dessa família equilibrada e feliz, não destoaria dos irmãos.

Engenheiro de reconhecida competência, prestou serviços a ferrovias, portos, açudes e outras obras públicas, sobrando-lhe ainda tempo para a elaboração de eruditos trabalhos sobre astronomia e geologia, publicados na imprensa local.

Diploma de Engenheiro de Hildebrando Pompeu, filho do Senador Pompeu
Essa floração de jovens estudiosos e práticos que nos traz à lembrança o clã insuperável dos Kennedy, da Nova Inglaterra, por saber aliar o estudo à ação, não foi geração espontânea. Foi antes fruto de um lar, onde a disciplina rígida era regra de ação e onde os moços eram, desde cedo, condicionados aos seus elevados destinos na vida pública.

Em discurso pronunciado no seu Jubileu Literário, Thomaz Pompeu evoca, em pinceladas realísticas, o ambiente da casa de seu pai, o Senador, onde reinava uma austeridade inflexível, quase de romance de Dickens:

- A infância passou-se-me no encerro do lar, apertada e comprimida por uma educação severa e vigilante. Da existência exterior, da sociedade em cujo meio ela se deslisava, quase nada conhecia. Para ida e volta da escola fui sempre acompanhado por pessoa de confiança de meus pais, de modo a não poder apertar os laços de intimidade que formam o encanto daqueles verdes anos'.

Essa rigidez vitoriana seria o traço dominante da personalidade do Senador Pompeu e de que não abria mão nem no recesso de seu lar".

Fonte: Revista do Instituto do Ceará (Vol. 97 - jan/dez de 1977).
_______________________________

(*) - José Parsifal Barroso foi advogado, jornalista e político brasileiro.
Foi ministro do Trabalho, Indústria e Comércio no governo Juscelino Kubitschek, de 31 de janeiro de 1956 a 30 de junho de 1958. Também foi ministro interino da Agricultura, de 27 de setembro a 3 de outubro de 1956. Foi governador do Ceará, de 25 de março de 1959 a 25 de março de 1963.


Algumas considerações:



1 - O casarão (foto) localizado na Avenida Francisco Sá, no bairro Jacarecanga, pertenceu a Thomaz Pompeu Sobrinho, neto do Senador Pompeu. Hoje, o imóvel abriga a Escola de Artes e Ofício Thomaz Pompeu Sobrinho.

2 - O baobá da Praça do Passeio Público foi plantado em 1910 pelo filho do Senador Pompeu, Thomaz Pompeu, bem depois da Confederação do Equador (1824). Portanto, é equivocada a informação de que os mártires do movimento tenham sido enforcados nele.

Leia também:
Bicentenário do Senador Pompeu, o senador do Império
Bicentenário do Senador Pompeu - Parte 2: O Sacerdote
Felismina Carolina, o grande amor do Senador Pompeu
Senador Pompeu - O advogado


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Sonja Andrade

Morreu, nesta quarta-feira (1/5/2024), vítima de um Câncer, a radialista, jornalista e atriz Sonja Andrade. Nascida em Niterói (RJ), Sonja Andrade veio cedo para Fortaleza (CE). Em Fortaleza trabalhou na TV Diário e na Rádio FM Assembleia. Jornalista  Tina Holanda :  @sonjissima_ partiu... Fica a lembrança de uma baita profissional, de uma pessoa que contagiava o ambiente com sua alegria. Vou sentir saudades, amiga, do seu abraço , de quando a gente se encontrava na Rádio FM Assembleia". Radialista Cláudio Teran : A jornalista Sonja Andrade morreu no dia 1 de maio. Simbólico. Várias profissionais se foram com a partida da mesma múltipla pessoa. Dedicada pessoa. Boa em tudo que fez. Perdi a Sonja dos Andradas. O Fluminense perdeu uma torcedora fervorosa. Paulo Vitor, o goleiro, perdeu a sua eterna namorada. O Jornalismo perdeu a editora e a roteirista, a atriz e a pauteira. Perdeu a apresentadora. Se foi a produtora, redatora, locutora. A tudo... A FM ALECE perdeu uma de suas melh

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Sonja Andrade

Morreu, nesta quarta-feira (1/5/2024), vítima de um Câncer, a radialista, jornalista e atriz Sonja Andrade. Nascida em Niterói (RJ), Sonja Andrade veio cedo para Fortaleza (CE). Em Fortaleza trabalhou na TV Diário e na Rádio FM Assembleia. Jornalista  Tina Holanda :  @sonjissima_ partiu... Fica a lembrança de uma baita profissional, de uma pessoa que contagiava o ambiente com sua alegria. Vou sentir saudades, amiga, do seu abraço , de quando a gente se encontrava na Rádio FM Assembleia". Radialista Cláudio Teran : A jornalista Sonja Andrade morreu no dia 1 de maio. Simbólico. Várias profissionais se foram com a partida da mesma múltipla pessoa. Dedicada pessoa. Boa em tudo que fez. Perdi a Sonja dos Andradas. O Fluminense perdeu uma torcedora fervorosa. Paulo Vitor, o goleiro, perdeu a sua eterna namorada. O Jornalismo perdeu a editora e a roteirista, a atriz e a pauteira. Perdeu a apresentadora. Se foi a produtora, redatora, locutora. A tudo... A FM ALECE perdeu uma de suas melh